Cultura

Inspeção do MP detecta irregularidades em unidades de saúde do Alto Sertão

O Ministério Público da Paraíba (MP-PB), fiscalizou algumas unidades de saúde em cidades do Alto Sertão e detectou Falta de registro de prontuários, medicamentos armazenados de forma inadequada, falta de material de higiene. Estes foram os principais problemas constatados pelo Conselhos Regionais de Medicina, de Enfermagem e de Farmácia e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária.

- PUBLICIDADE -

Os problemas foram detectados em postos de saúde e hospitais dos municípios de Cajazeiras, Bom Jesus e Cachoeira dos Índios, na segunda e terça-feira.

A informação foi passada pela promotora de Justiça Adriana Amorim, coordenadora da equipe especializada em saúde do consumidor.

De acordo com ela o primeiro local visitado, na segunda-feira (7), foi a unidade de saúde do bairro São José, em Cajazeiras, que funciona como um posto de saúde de treinamento dos universitários do Curso de Medicina, que carece de reparos na estrutura. “Em seguida, visitamos o Posto de Saúde “Sol Nascente”, onde houve irregularidades como falta de registro de prontuários de pacientes, guarda de medicamentos”, informou a promotora. A maior visita foi realizada ao Hospital de Cajazeiras.

Segundo Adriana Amorim, muitas irregularidades constatadas pelos órgãos de fiscalização em outras fiscalizações foram sanadas, mas ainda há um sério problema com relação à escala de médicos plantonistas. “A inexistência de UTI neonatal em Cajazeiras também é muito preocupante. O serviço mais próximo é em Campina Grande”, complementou.

Na terça-feira (8), foi fiscalizado o posto de saúde de Bom Jesus. “Só há um posto de saúde no lado paraibano do município, do outro lado é o Ceará. O posto funciona de modo inapropriado para prestar o adequado serviço à população.

Os medicamentos são armazenados de forma errada. Falta sabonete líquido e papel toalha nos banheiros. A unidade de saúde não tem sequer uma indicação”, disse a promotora. Em Cachoeira dos Índios, a equipe visitou o hospital que foi interditado anteriormente.

Conforme Adriana Amorim, o hospital ainda está em obras, sem perspectiva de conclusão. “Há um pequeno posto ao lado, onde são feitos alguns procedimentos. Também de forma inadequada”, falou. A promotora disse ainda que a Promotoria de Cajazeiras tomará as medidas necessárias para a garantia do direito à saúde dos cidadãos após receber os relatório.

Redação com assessoria

Deixe uma resposta