Cultura

Região de Cajazeiras tem 50 casos de Aids, diz o médico Oscar Sobral

O número de casos de Aids na região polarizada por Cajazeiras vem crescendo assustadoramente. Segundo números do médico Oscar Sobral, especialista no tratamento da AIDS e responsável pelo acompanhamento das pessoas que convivem com o vírus HIV na região, há pelo menos 50 casos registrados na região.

- PUBLICIDADE -

Em entrevista exclusiva ao portal Radar Sertanejo, Oscar revelou que Cajazeiras é o município com o maior número de pessoas infectadas na região, hoje com 22 casos diagnosticados da doença.

O município de São João do Rio do Peixe tem três pessoas diagnosticadas que convivem com a doença e realizam tratamentos. “Em São José Piranhas existem duas pessoas com Aids e no ano passado morreram pessoas vítimas da doença”, disse Dr. Oscar. Ele afirmou ainda que em quase todos os municípios da microrregião do Alto Piranhas existe pelo menos uma pessoa com Aids.

O médico aponta vários fatores como decisivos para o aumento dos casos detectados de pessoas com HIV na região, entre eles, o “modismo” das pessoas em direcionar as atenções para outras patologias que a mídia dá mais atenção em determinados períodos, e esquece de alertar a população para riscos de contrair o vírus HIV. “Infelizmente todo mundo só fala atualmente na gripe suína (H1N1) e esquece de alertar a sociedade para a prevenção do HIV”, comentou Sobral.

O médico disse ainda que além dos 50 casos da doença já diagnosticados na microrregião do Alto Piranhas, existe a possibilidade desse número ser ainda maior. Pois, há pessoas que só descobre que está infectada com o vírus HIV por acaso, após realizar outros exames. “Aconselho as pessoas a procurarem as coordenações de saúde DSTs/AIDS dos municípios e realizarem o exame”, finalizou.

Do Radar Sertanejo

Deixe uma resposta