Paraíba

Evento traz especialistas nacionais em novas mídias à Paraíba

Internet e televisão ocupam espaços de destaque entre as novas tecnologias e, ao invés de brigarem por espaço, as duas plataformas estão trabalhando em conjunto para oferecer ao público uma participação mais ativa em suas programações. Nesta era digital, o telespectador e o internauta não apenas consomem informações, mas se tornaram peças decisivas para os conteúdos.

- PUBLICIDADE -

Esta parceria pode ser vista nos programas desenvolvidos para a TV Digital e nos amplos recursos utilizados pela internet.

Esta convergência cada vez mais próxima do público é o principal ponto de discussões do seminário “Mídias Digitais: tendências e desafios na nova era da comunicação”, que acontece nesta terça-feira (4) nos turnos da manhã e da tarde no Hotel Tambaú, em João Pessoa. O evento é uma realização da Rede Paraíba de Comunicação em parceria com o Polo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Globo Universidade. (veja a programação abaixo)

No vídeo acima, você pode assistir a uma entrevista com Carlos Ferraz sobre as utilidades programas como o telespectador poderá interagir com a programação da TV através do controle remoto.

As inscrições foram concorridas e se esgotaram em menos de 24 horas. Quatro palestras com especialistas no assunto vão atualizar cerca de 500 estudantes e profissionais de comunicação e tecnologia. Quem não conseguiu garantir um lugar na plateia poderá acompanhar os principais tópicos das palestras no conforto de casa ou do trabalho, pela internet ou pelo celular. É que o Paraíba1 faz uma cobertura em tempo real pelo Twitter. Basta acessar o perfil @Mid_Digitais.

Para mostrar mais de perto o potencial das interações entre TV e internet, uma equipe de especialistas do Lavid e do Cesar estará no local orientando os participantes do seminário como interagir e falando de todos os recursos que a digitalização proporciona aos telespectadores. Televisores de 52 polegadas serão instalados em duas salas localizadas em frente ao auditório, para serem utilizados em demonstrações ao público.

Confira a relação das palestras programadas, duas pela manhã e duas à tarde:

9h – Guido Lemos – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid-UFPB)
Tema: “TV digital e interatividade no Brasil”

11h – Emanuel Castro – diretor de novas mídias da Central Globo de Esportes
Tema: “Articulações da mídia em termo de convergência”

14h30 – Carlos Ferraz – Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar)
Tema: “TV Digital e convergência”

16h – Renato Franzini – editor executivo do G1
Tema: “Jornalismo online: o portal de notícias G1”

Do Paraíba1

Deixe uma resposta