Cultura

São José de Piranhas comemora 124 anos com festa e programação especial

São José de Piranhas, no Alto Sertão paraibano, completa 124 anos nesta quinta-feira (24). Para comemorar o aniversário, a cidade recebe uma programação especial desde o dia 18 de setembro, elaborada pela prefeitura municipal.

- PUBLICIDADE -

Para hoje, além de uma série de atividades durante todo o dia, um dos momentos mais aguardo é a apresentação da banda de forró Garota Safada. A estrutura para o show já está montada na Av. Centenário, local que, em maio deste ano, passou a ser palco oficial para os eventos realizados pela prefeitura.

PARABÉNS SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, PELOS SEUS 124 ANOS

Fundada em 1885, a cidade já passou por várias mudanças, ou melhor, trocas, tanto de local como de nome. Inicialmente localizada onde hoje é o distrito de Piranhas Velha, chamava-se São José de Piranhas de Cima, em virtude de sua localização às margens do Rio Piranhas. Com a construção do açude do Boqueirão na década de 1930, parte da cidade ficou submersa e uma nova sede foi inaugurada em 1937, no sítio Jatobá (local atual). A partir desta data a cidade mudou de nome para Jatobá. Já em 1952 pela lei n° 800 voltou a ter o nome original, São José de Piranhas, permanecendo até hoje.

A cidade também ganhou fama na Paraíba pelo grande número de políticos que sempre teve e possui atualmente. Nomes como Cícero Lucena (Ex-vice-governador, ex-governador, ex-ministro e atual senador), José Lacerda, ex-deputado estadual com quase 50 anos de mandato na AL da Paraíba e ex-vice-governador, Zé Cavalcanti (além de escritor e humorista, foi prefeito de Patos e deputado por quatro mandatos). Atualmente o município conta com dois deputados, um federal e outro estadual.

Por fazer parte da história do jornalismo na cidade e região, o Radar Sertanejo parabeniza a todos os cidadãos piranhenses, de nascimento e de coração, em mais um aniversário da cidade evocando bênçãos de São José desejando também que seja construído um futuro, ainda mais grandioso, para esta terra.

Dida Gonçalves
Redação do RADARSERTANEJO.COM

Deixe uma resposta