POLÍTICA

Bolsonaro “bate o martelo” e escolhe Marcelo Queiroga para disputar Prefeitura pessoense em 2024

Marcelo Queiroga — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já teria “batido o martelo” e avisado ao deputado federal Cabo Gilberto Silva, presidente do Diretório Municipal do PL em João Pessoa, Capital da Paraíba, que a vaga do partido para disputar o comando da Prefeitura Municipal pessoense seria do ex-ministro da Saúde, médico Marcelo Queiroga.

- PUBLICIDADE -

A informação divulgada pelo Estadão diz ainda que, aos olhos de Bolsonaro o ex-ministro teria “mais visibilidade“.

Queiroga foi ministro da saúde durante a pandemia de covid-19, quando o governo Bolsonaro se posicionou contra a vacina. A postura do governo na pandemia é apontada no PL como responsável pela derrota para Lula nas urnas.

A iniciativa de Queiroga em apresentar o seu nome para ser o candidato da legenda em João Pessoa no pleito de 2024, deixou bolsonaristas como o deputado estadual Wallber Virgolino e o comunicador Nilvan Ferreira tão insatisfeitos que o presidente estadual do PL, deputado federal Wellington Roberto, precisou cobrar unidade dos filiados na tentativa de acalmar os ânimos na disputa interna do partido.

Tanto Virgolino como Nilvan receberam votações expressivas no último pleito. Wallber recebeu 49.419 (quarenta e nove mil, quatrocentos e dezenove) votos ao disputar o cargo de deputado estadual sagrando-se, assim, o segundo candidato mais bem votado na Paraíba nas Eleições 2022 na corrida a um assento na Assembleia Legislativa. Nilvan Ferreira recebeu 406.604 (quatrocentos e seis mil, seiscentos e quatro) votos terminando, portanto, em terceiro lugar no 1º turno eleitoral para governador da Paraíba.

Já Marcelo Queiroga nunca disputou cargos eleitorais e é lembrado pelo público em geral por ter protagonizado escândalos nacionais e até internacionais durante passagem como ministro da Saúde na gestão de Bolsonaro.

Queiroga, protagonizou diversas polêmicas, inclusive de peso internacional, quando envergonhou a Paraíba e o Brasil durante viagem oficial aos Estados Unidos (EUA) ao mostrar descontrole emocional e estirar os dedos do meio como forma de ofensa aos manifestantes que realizavam protestos em Nova York, contra o atual presidente Bolsonaro.

Apesar de ser médico, o ministro paraibano Marcelo Queiroga, carrega consigo a pecha de ser negacionista da própria Ciência, tanto que, chegou a ser alvo de pedido de impeachment apresentado pelo SinMed-RJ (Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro) e pela (ABI) Associação Brasileira de Imprensa durante um episódio em que foi observado, também, como um gestor “completamente submisso” aos ditames do presidente da República, Jair Bolsonaro, que foi a público dizer ser contra a imunização infantil.

Em João Pessoa especificamente, Queiroga desagradou parte expressiva da população ao autorizar a desabilitação de, pelo menos, 40 (quarenta) leitos no Hospital ProntoVida.

Na mesma ocasião, o então ministro da Saúde, ainda desabilitou dez leitos no Regional de Cajazeiras, dez no Hospital de Trauma de Campina Grande e três no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, também na Rainha da Borborema.

O desejo de, pelo menos, conseguir manter alguém da família nas hostes do “poder” político que conheceu após se despedir do cargo de ministro fez com que  até o próprio filho, Antônio Cristóvão Neto, o “Queiroguinha”, enfiasse os “pés pelas mãos” e prejudicasse o próprio sonho de se tornar um político.

Na ocasião, o mero fato de ser filho de ministro chegou a ser transformado em “credencial para circular por municípios do interior da Paraíba falando não só em nome do pai, mas ‘enquanto representante do governo’” mesmo que o tal filho não ocupasse nenhum cargo público.

 

*fonte: Portal da Capital

Deixe uma resposta