FALECEU

A trajetória do líder político sousense, Dr. Cozinho Gadelha, o bisturi de ouro

A Paraíba e o Município de Sousa estão de luto com a morte do médico e ex-prefeito, Nicodemos de Paiva Gadelha (Dr.Cozinho Gadelha), o bisturi de ouro. Dr. Cozinho Gadelha Nasceu em Sousa no dia 07 de fevereiro de 1941. Formou-se em Medicina em 07/12/1969. Casou-se com Sra. Maria das Graças de Sá Gadelha (Gracinha) “in memoriam”. Pai de três filhos o vereador e advogado Adilmar de Sá Gadelha (Cacá Gadelha), o ex-vice-prefeito eleito em 2000 ao lado do prefeito Dr. João Estrela, ex-vereador, radialista, Bacharel Em Direito pela UFPB e comentarista político, Thalles de Sá Gadelha e a odontóloga Ayla Gadelha. Dr. Cozinho Gadelha era filho do comerciante Nicó Gadelha e Dona Beatriz Gadelha “in memoriam”.

- PUBLICIDADE -

Em 1982 disputou o cargo de prefeito de Sousa pelo PDS2 tendo como companheiro de chapa, Francisco de Assis Abrantes. Obteve 7.468 votos, 30,21% dos votos válidos tendo sido eleito. Derrotou João Estrela, Gilberto Sarmento e Dr. Laercio Pires de Souza. No pleito de 1998 disputou o cargo de deputado estado estadual pelo PFL e obteve 11. 869 votos.

Nicodemos de Paiva Gadelha (Dr.Cozinho Gadelha), deu uma profícua contribuição para o crescimento, desenvolvimento e progresso da cidade de Sousa. Ele foi um homem público que se destacou pela atuação como gestor operoso e como profissional da medicina. Por suas mãos veio à luz para incontáveis partos. Falam em 20 mil.

“Fiz um parto até dentro de canoa, atravessando um rio na zona rural de Sousa, próximo ao Sitio Conceição, e outro realizei em uma mesa, na cidade de São Francisco”, disse Dr. Cozinho Gadelha.

Deixou um grande legado e orgulhou muito Sousa e a Paraíba. Entre outras, uma das obras marcantes de sua gestão foi a construção do Terminal Rodoviário Adilmar de Paiva Gadelha. Foi agraciado com a Comenda Governador Antônio Mariz. Foi um médico humano, um político carismático e um gestor sensível e probo.

Atuou como médico no Município de Sousa por anos, sempre zelando pela saúde do povo sousense e construindo grande amizade entre os colegas de trabalho. Deixa um legado imensurável de homem comprometido e de um ser humano exemplar. Era apaixonado por sua profissão e muito dedicado a todas as pacientes.

Dr. Cozinho Gadelha morreu segunda-feira (13) de março em Sousa. Sua inteligência privilegiada e sua imensa capacidade de trabalho, fizeram de Dr. Cozinho Gadelha uma referência profissional e pessoal do Município de Sousa. De diminutivo, Dr. Cozinho Gadelha só tinha o cognome. Suas atitudes sempre foram grandes.

Abdias Duque de Abrantes –  Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Deixe uma resposta