PARAÍBA

Saúde apresenta programas e cronograma do Opera Paraíba para secretários municipais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, na manhã desta terça-feira (7), os programas prioritários para a saúde da Paraíba em 2023: Coração Paraibano, Opera Paraíba e Vacina Mais, para os secretários municipais. O público esteve reunido no auditório da Funad, para debater sobre a assistência em saúde para a população, durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).

- PUBLICIDADE -

Durante a reunião, o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, explanou a respeito do Programa Coração Paraibano, que consiste em uma rede de hemodinâmicas e de telemedicina, para atendimentos cardiológicos que atenderão toda a Paraíba. A regulação dos pacientes será realizada por meio de central específica e 10 hospitais de suporte já estão prontos para compor a rede.

“A nossa prioridade é consolidar a Central Estadual de Regulação. A Paraíba não pode mais permanecer atrasada em um sistema onde o paciente com a necessidade de atendimento especializado é regulado pelo NIR. Estamos avançando para estadualizar em toda a assistência e já estamos caminhando com a cardiologia”, reforçou o secretário.

A Central de Regulação Estadual foi criada para dar celeridade às internações de pacientes covid-19 durante o período mais crítico da pandemia e em 2022 foi ampliada para a regulação materno-infantil. Com a inclusão da regulação cardiológica, os pacientes que precisam de cuidados específicos serão atendidos com maior rapidez. “A transferência passará a ser feita via Regnutes, sistema pelo qual é possível visualizar de forma global as vagas na assistência e não apenas a de um hospital específico, com um diálogo entre hospitais por e-mail, como é realizado hoje”, explicou Jhonny Bezerra.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, destacou a importância deste diálogo entre o estado e municípios para otimizar a assistência especializada para a população. “Nós trouxemos aqui hoje os questionamentos e os problemas que enfrentamos no dia a dia pra dialogar e tentar solucionar os gargalos. É uma oportunidade dos secretários nos ouvirem e nós construirmos um fluxo melhor principalmente na questão das cirurgias eletivas”, ressaltou.

As cirurgias do Opera Paraíba também foram pauta das apresentações realizadas pela SES. O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Ari Reis, destacou a ampliação do Programa, que já retirou mais de 33 mil pessoas da fila de espera por uma cirurgia e explicou como funciona o calendário de cirurgias para proporcionar rapidez no atendimento dos pacientes.

“A principal intenção do programa é dar celeridade às cirurgias dentro das 34 unidades hospitalares da rede estadual. É importante lembrar que o cronograma do Programa é restrito, com data de início e fim, com hora e data marcada para a equipe médica realizar estes procedimentos. O Regnutes é uma ferramenta que supre a necessidade de estruturar e organizar as listas de cirurgias cadastradas pelos municípios”, explica Ari Reis.

Além de otimizar a regulação de pacientes e organizar a lista de cirurgias do Opera Paraíba, o Regnutes possibilita ainda que qualquer cidadão acesse a sua lista de espera, o que proporciona transparência no processo das cirurgias eletivas e o acompanhando por parte do paciente.

No terceiro eixo prioritário, composto pela vacinação, foram expostos os resultados do “Vacina Mais Paraíba”, que ampliou os números da cobertura vacinal em todo o estado e trouxe para o estado o título de primeiro lugar na meta de vacinação contra poliomielite. A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, parabenizou os municípios e falou sobre as ações realizadas em relação a vacinação.

“Temos um trabalho exitoso com a educação permanente dos profissionais para fortalecer as coberturas vacinais, juntamente com a implementação de ações de mobilização. Este trabalho rendeu à Paraíba o reconhecimento nacional pelo Ministério da Saúde e pela Unicef, como referência em vacinação e isso se deve ao esforço da Secretaria de Estado da Saúde com a articulação e trabalho com os municípios”, frisa Renata.

Na pauta, também foi abordado o fluxo da assistência oncológica da Paraíba. “A gente precisa fortalecer a oncologia em Patos. Temos um serviço habilitado e não precisamos deslocar pacientes para João Pessoa e Campina Grande, temos que regionalizar e evitar o desgaste para o paciente e a sobrecarga na primeira macrorregião de saúde”, enfatizou a secretária executiva. Atualmente a rede estadual possui o Hospital do Bem, no município de Patos, referência para o tratamento do câncer no sertão paraibano.

Deixe uma resposta