Radar Flash

APAI inaugura sede própria do Lar do Idoso em São José de Piranhas, com capacidade para acolher 36 pessoas

Solenidade de Inauguração — Foto: Ramiro Fotografias

A APAI (Associação Piranhense de Apoio ao Idoso) inaugurou no sábado, dia 28 de maio, a sede própria do Lar do Idoso Cirilo Pereira de Alencar. A unidade localizada no Bairro Canaã, em São José de Piranhas, acolhe idosos de quatro municípios, incluindo Bonito de Santa Fé, Carrapateira e Monte Horebe.

- PUBLICIDADE -

O novo Lar do Idoso, que atualmente tem 17 pessoas acolhidas, tem capacidade para atender 36 homens e mulheres que necessitam de acolhimento por estarem em situação de abandono, sofrido, negligência, maus tratos, ou outros fatores.

Ao Radar Sertanejo, o presidente da APAI, Tenente Gerlânio Vieira de Oliveira (Didi), falou sobre sua luta ao longo de 15 anos dedicada à instituição filantrópica, destacando a importância do acolhimento humanizado em favor da causa para que os idosos que precisam tenham uma velhice mais digna, com conforto, saúde, bem-estar e todos os cuidados necessários.

O novo Lar “Cirilo Pereira de Alencar” conta com espaço amplo e homenageia pessoas e famílias que contribuíram com o social, ou com aquela instituição. O lar é um dos mais modernos do interior paraibano.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

A HISTÓRIA DO LAR

O Lar do Idoso Cirilo Pereira de Alencar teve seu início no ano de 2007, quando havia aqui na comunidade um idoso em situação de abandono. O grupo da Pastoral da Família, da Paróquia local, resolveu criar a APAI – Associação Piranhense de Apoio ao Idoso, instituição que mantém legalmente o Lar do Idoso.

Logo após, no dia 13 de maio de 2007 abriram o lar com apenas um idoso, o Sr. Moisés Ribeiro. Deste dia em diante, só cresceu o número de idosos. Em 27 de dezembro de 2007, foi legalizada a instituição a APAI.

“O nome do Lar do Idoso Cirilo Pereira de Alencar foi em virtude de prestarmos uma homenagem ao Sr. Cirilo, que foi sacristão da igreja católica por mais de 60 anos de sua vida. Recordamos que ele participou da abertura do abrigo em maio de 2007”, explicou Didi.

PLACAS E HOMENAGENS

  • Secretaria Maria Iêda Cavalcanti de Lima

A secretaria recebeu este nome para homenagear uma mulher de fé, funcionária pública exemplar do município por 45 anos, que levou a sua vida fazendo caridade.

  • Enfermaria Irapuan de Vasconcelos Sobral

A enfermaria leva o nome de Irapuan em virtude da sua larga prestação de serviço e dedicação durante toda a sua vida à comunidade na área da saúde.

  • Refeitório Maria de Fátima Cavalcanti Caetano

O refeitório recebeu este nome para homenagear uma mulher de fé, professora, culinarista nata, que não mede esforços para ajudar aos que precisam.

  • Praça Maria Ilcélia Palitot Gomes Araújo

Maria Ilcélia recebeu esta homenagem por ser uma mulher de fé, generosa, professora e que levou sua vida em fazer o bem.

  • Maria Bezerra de Carvalho (Capela)

Em agradecimento aos jovens Elis e Salomão, que generosamente fizeram uma doação para homenagear sua avó Maria Bezerra de Carvalho, integrante do Grupo Apostolado da Oração, para Construção do presbitério desta capela. Recebendo, assim, essa homenagem.

A solenidade contou com a presença de autoridades e pessoas engajadas com as causas sociais. Durante a tarde também foi celebrada uma missa pelo Padre Damião, da Paróquia de São José de Piranhas.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta