ALERTA

Doutora Paula faz alerta sobre aumento de casos de Chikungunya na Paraíba

A deputada e médica, Doutora Paula, fez um alerta à população paraibana sobre o aumento de casos de Chikungunya, Zika e Dengue na Paraíba, em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (31). Em seguida, a parlamentar fez um apelo às autoridades no sentido de que promova ações contínuas e não pontuais de combate e prevenção às doenças.

- PUBLICIDADE -

A deputada informou, inclusive, que o seu esposo e prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, está com Chikungunya. Ante à realidade, a parlamentar chamou a atenção do prefeitos quanto à necessidade da implementação de ações mais eficazes no combate a Chikungunya.

Doutora Paula acrescentou que os casos podem evoluir para uma epidemia, caso não ocorra ações dos governos no sentido de evitar a disseminação do vírus.

“Estamos em uma época de muitas chuvas e os cuidados precisam ser redobrados nos municípios. Precisamos de ações continuadas e intervenções eficazes. Tenho também muita preocupação com as gestantes por conta da Zika. A Paraíba precisa estar em alerta por conta das chuvas e é necessário diversas ações governamentais”, destacou a deputada.

Chikungunya

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus – mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente.

Sintomas

Os sintomas geralmente aparecem depois de uma semana de infecção. Febre e dor nas articulações surgem subitamente. Dor muscular, dor de cabeça, fadiga e erupção também podem ocorrer.

Deixe uma resposta