Paraíba

PB registra 12 acidentes de trabalho por dia

Problema ainda é subnotificado (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

Uma média de 12 pessoas acidentadas por dia durante afazeres do trabalho na Paraíba. O registro é do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que contabilizou um total de 4,3 mil acidentes de trabalho em 2018 no estado.

- PUBLICIDADE -

Conforme o relatório, João Pessoa é a 55ª cidade onde mais se registrou acidentes de trabalho em 2018, contabilizando 1,8 mil casos. O País registrou em 2018 mais de 623,8 mil acidentes de trabalho, o que representa uma marca de 72 por hora.

De acordo com os dados, atividades de Correio (970 casos), construção de edifícios (606 notificações de acidentes), atendimento hospitalar (583 ocorrências), comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados (354 casos) são os setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho na Capital.

Além dessas atividades, aparecem ainda coleta de resíduos (233 casos), incorporação de empreendimentos imobiliários (222), fabricação de produtos cerâmicos para uso estrutural na construção (209), fabricação de refrigerantes e outras bebidas (179), distribuição de energia elétrica (171), teleatendimento (170), restaurantes e outros estabelecimentos (168) e atividades de apoio à gestão de saúde (158) são outras áreas com mais notificações de acidentes de trabalho em João Pessoa.

Conforme o MPT-PB, os números são altos, mas ainda há subnotificação. Na Capital, a estimativa de subnotificação de acidentes de trabalho chegou a 35,7% em 2018, outro dado novo apresentado pelo Observatório.

Portal Correio

Deixe uma resposta