Cultura

Cajazeiras terá I Festival de Poesia Encenada

Fuminc 2018/2019: Cajazeiras terá I Festival de Poesia Encenada

Cajazeiras terá, este ano, o seu I Festival de Poesia Encenada. Tendo como proponente Daniel Dantas, projeto neste sentido foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo.

- PUBLICIDADE -

Segundo a proposta apresentada no edital do Fuminc, o I Festival de Poesia Encenada tem, entre outros objetivos, revelar talentos da dramatização e da produção poética, formar plateia apreciadora da arte da poesia encenada e inserir atores e atrizes na modalidade híbrida da encenação que envolve poesia e teatro. O período de realização vai agosto a setembro deste ano.

O projeto prevê, ainda, realização de oficinas de produção de poemas e de dramatização de poemas. Haverá prêmio em dinheiro para os dois primeiros lugares em duas categorias e entrega de livros para os que ficarem em terceiro lugar, além de formação de professores. A previsão é de que o Festival seja realizado no Teatro Íracles Pires. A contrapartida oferecida é da formação de professores de língua portuguesa, além das oficinas.

“A realização do primeiro festival de poesia encenada, de natureza híbrida por congregar as artes da dramatização e literatura, proporcionará a troca de experiências entre atores e poetas”, afirma a justificativa, acrescentando que na oportunidade os artistas poderão encenar poemas de poetas da terra ou de nomes consagrados da literatura nacional.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

Deixe uma resposta