Cultura

Mestre em Educação pela UFPB lançará livro em Bonito de Santa Fé

Giovanny de Sousa Lima, paraibano de Bonito de Santa Fé, é mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na próxima terça-feira (12), a partir das 10h, o Prof. Ms. Giovanny de Sousa Lima lança em sua terra natal, Bonito de Santa Fé-PB, o seu segundo livro: “Cultura de Paz no contexto escolar: uma abordagem político-pedagógica”. A obra é resultado de estudos, pesquisas e vivências do autor, que aborda a temática a partir da Pedagogia Progressista e da Educação em Direitos Humanos e para os Direitos Humanos.

- PUBLICIDADE -

O lançamento da obra será realizado na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé, com a presença das principais autoridades da cidade, além de amigos, familiares e convidados do autor. Editado pela Amazon e impresso em São Bernardino, Califórnia (EUA), o livro “Cultura de Paz no contexto escolar: uma abordagem político-pedagógica” também está disponível no formato eletrônico (e-Book Kindle): https://is.gd/nHOCX0.

A obra é resultado de estudos, pesquisas e vivências do autor, que aborda a temática a partir da Pedagogia Progressista e da Educação em Direitos Humanos.

“A materialização da Cultura de Paz, historicamente, consubstancia-se como processo dinâmico, tanto no plano individual quanto no coletivo. Há uma essencial busca do ser humano em todas as sociedades pelo prazer, “felicidade” e realização, balizados pelo componente da paz. Tal fator é imprescindível para o desenvolvimento biopsicossocial de todos os indivíduos, para suas relações consigo mesmos, com os outros e com o mundo. Buscando a paz e praticando-a podem evoluir com a cultura e o entendimento social”, destaca o professor Giovanny.

O conteúdo deste novo livro edifica-se também pela apresentação de possibilidades efetivas e abrangentes de construção da Cultura de Paz nas escolas, contribuindo para processos de formação genuinamente conscientizadores, reflexivos-críticos, respeitadores da diversidade cultural e transformadores, criando as situações e condições, com os sujeitos envolvidos, para efetivação de suas autonomias, empoderamentos e exercícios da cidadania.

Sobre o autor

Giovanny de Sousa Lima, paraibano de Bonito de Santa Fé, nascido em 30/06/1958. É Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especialista em Educação em Direitos Humanos e para os Direitos Humanos, também pela UFPB; psicólogo educacional; pedagogo; professor do Ensino Médio e do Ensino Superior em instituições da rede privada de João Pessoa, nas últimas três décadas; e ex-professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Antes de lançar “Cultura de Paz no contexto escolar”, Giovanny Lima publicou o livro de poesias “Grãos de Mostarda”, além de trabalhos em inúmeras antologias, tanto em verso quanto em prosa. Inclusive, foi um dos ganhadores do “Concurso Nacional Novos Poetas – Poetize 2012”, organizado pela Vivara Editora.

O lançamento da obra “Cultura de Paz no contexto escolar: uma abordagem político-pedagógica” está incluído na programação administrativa da Prefeitura Municipal na Festa de Santo Antônio em Bonito de Santa Fé.

Deixe uma resposta