Esporte

Couto homenageia medalhista paralímpico paraibano

Resultado de imagem para medalhista paralímpico paraibano Petrúcio Ferreira dos Santos

- PUBLICIDADE -

Em discurso proferido na última segunda-feira, 12, na Câmara Federal, o deputado Luiz Couto (PT) prestou uma homenagem ao paraibano Petrúcio Ferreira dos Santos, de 19 anos, que ganhou a medalha de Ouro no domingo, 10, nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Além de chegar primeiro na prova, o atleta natural de São José do Brejo do Cruz garantiu também o recorde paralímpico, com 10s57, batendo a marca anterior que era de 10s67.

“Ele é um orgulho para todos os brasileiros e especialmente para nós, seus conterrâneos. Petrúcio é uma das principais referências do esporte paraolímpico brasileiro e seu segredo é humildade, simplicidade e tranquilidade. Ele é assim: muito simples, muito humilde e um grande velocista. Sempre foi focado, disciplinado. Petrucio, portanto, é merecedor de todas as homenagens e motivo de orgulho para os paraibanos e todos os brasileiros.

Por fim, o deputado petista homenageou o atleta citando a mensagem de um ex-jogador de basebol norte-americano, Tommy Lasorda: “A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação de um homem”. “A determinação  de Petrúcio é incomparável. Ele é e será exemplo para muitas gerações que ainda surgirão em nosso Estado. Parabéns, Petrucio! Sua autoestima e sua dedicação nos orgulham muito e nos dão força para alcançarmos nossos objetivos no amanhã. Eu quero homenagear esse cidadão paraibano e parabenizar também o professor Pedrinho, um dos responsáveis não só pela vitória de Petrucio, que lhe rendeu a medalha de ouro, mas também pelo seu reconhecimento nacional e internacional”.

Petrúcio perdeu a mão esquerda num acidente com uma máquina de moer cana aos dois anos de idade e antes de tentar as pistas, treinou futsal. Apesar de talentoso, ele não alcançou muito destaque no futebol, mas foi jogando que um treinador do atletismo percebeu que ela tinha na velocidade a sua maior característica, o que o levou a praticar atletismo a partir de 2014. Naquele ano, ele já foi campeão nos 100m e 200m.

Deixe uma resposta