Cultura

Radar Sertanejo entrevista pais dos “Meninos de Areia” em Monte Horebe (vídeo)

A reportagem do portal Radar Sertanejo foi até a casa dos pais de Marcio Santhos e Alan Rosa (Os Meninos de Areia) no município de Monte Horebe. Veja em vídeo a conversa descontraída com a família do aventureiro Marcio Santhos, que trocou a vida simples no Alto Sertão da Paraíba, para ganhar o mundo da fama nas praias do Brasil e até no exterior com suas esculturas feitas de areia. (veja tudo no vídeo acima).

- PUBLICIDADE -

Biografia  dos Meninos de Areia (MARCIO SANTHOS)

Nascido no Município de Monte Horebe, em 1980, o Marcio Santhos era conhecido naquela Região como o Menino  do Leite. Apelido dado por potorista de várias regiões em razão  do Marcio está todos os dias de manhã pedindo carona na rodovia que liga  Monte Horebe a Bonito de Santa Fé, no Sitio 5 Limites.

Em 1995 Marcio Santhos deixa sua cidade natal e vai a São Paulo, onde trabalhava em um restaurante de Fast Food  de uma rede famosa de comida árabe, como ajudante de cozinha.  Mas Marcio não desistia dos seus sonhos pensando no gigante mercado de trabalho.  Marcio sonhava em falar outras línguas e para isso, em 2004 se sujeitou a ir aos Estados Unidos da América de forma duvidosa e muito perigosa conseguiu contatos de coiotes brasileiros  que faziam tráficos de pessoas para os Estados Unidos pela fronteira com o México. O valor era alto na época, U$ 10,000,00 (dez mil dólares) que deveria ser pago ao chegar no Estados Unidos. Marcio não foi enganado, ao contrário, foi Informado de que seria uma viagem de risco, inclusive de morte, uma vez que  na fronteira com o México havia muita violência, guerra de traficantes de droga e até sequestros. Mesmo assim Marcio  estava decidido e embarcou no aeroporto de Cumbica em São Paulo com destino a capital do México.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional Mexicano já havia uma Van esperando para levá-lo para um hotel. No dia seguinte cedinho volta ao aeroporto da capital mexicana e pega um vôo para Monte Rey, uma pequena cidade que fica perto da fronteira com os Estados Unidos.  O sonho do Marcio está cada vez mais complicado. Programas de  TVs pedem que evitem  a travessia,  pois o Rio Bravo que divide os dois Paises está em estado de alerta. As cheias estão 6 metros acima do seu nível normal, mesmo assim, Marcio não desiste e o coloca seu sonho em prática e coloca-se mais uma vez em risco na travessa do rio nadando mesmo com as fortes correntezas.

Ao entrar em território Norte Americano Marcio não foi muito longe, para sua sorte a (BORD PATROL POLICE) Polícia de Fronteira o prendeu por evasão de divisa. Ele foi Levado para um quartel, onde tinha um intérprete de português, que o interrogou. Os policiais queriam saber se Marcio estava fugindo do Brasil. Após duas longas horas naquele local, os investigadores Norte Americanos entraram em contato  a justiça brasileira, que informou que Márcio não tinha antecedentes criminais no Brasil. Sem elementos suficientes, Marcio foi liberado. Os policiais informaram que a prisão tinha propósito de proteger a vida, já que naquela região o número de assassinatos era alto. Deixaram Marcio no aeroporto de Mackalem,  no Texas, desejaram boa viagem. Ele seguiu para Boston onde trabalhava em um restaurante no centro da cidade,  lavando pratos. A noite Márcio cantava em bares brasileiros. Sonho realizado.

Marcio aprendeu falar Inglês e Espanhol fluente. Em três meses pagou sua dívida aos coiotes. Em 2005 retornou ao Brasil. Neste mesmo ano  junto com o irmão Allan Rosa  foi morar no Guarujá, litoral paulista,onde cantavam e tocavam violão em bares, restaurantes e quiosques. Nos horários vagos brincavam de fazer esculturas de area e inexplicavelmente chamava a atenção dos banhistas na praia da enseada no Guarujá. Nascia ali OS MENINOS DE AREIA  ESCULTURAS. Marcio Santhos e Allan Rosa. Nome dado por um artista plástico chamado de Hiromiti Kamada. E ‘Os Meninos de Areia’ decolaram suas esculturas de 04 a 05 metros de altura e impressionavam tanto que foram  alvo de investigação. A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente da cidade de Mongaguá alegou que seria impossível  as esculturas ficarem até 30 dias em boas condições sem a adição de produtos químicos. Mesmo porque seria um desafio a lei da gravidade. Recolheram mostras. Realizaram estudos em laboratório e o tão esperado resultado saiu 15 dias depois e  em uma declaração que diz. “Os Meninos de Areia Esculturas não utilizam nem um tipo de produto danoso ao meio ambiente, utilizam apenas água doce”. Este documento  encontra-se à disposição da empresa se for solicitado. Na Baixada Santista, onde encontra-se a maior popularidade dos Meninos de Areia. Muitos a chamam carinhosamente de ‘Meninos de Ouro’. Há quem o diga também que é a Mão de Deus sobre as mãos deles. Outros vão mais além e dizem que são espíritos que utilizam o corpo deles para esculpir. Os Meninos de Areia não confirmam estas suposições.

Os Meninos de Areia já levaram suas Obras aosEstados Unidos, México, Panamá, Chile, Colômbia e Argentina. Em território nacional vários estados já receberam as obras dos Irmãos Artistas, exceto a PARAÍBA, o que é Lamentável.

Veículos de Comunicação como Globo TV, Record TV, Band TV, Sky Sport TV inglesa, Fox Sport TV Americana. Entre outras, como portais de notícias e rádios. Já destacaram ‘Os Meninos de Areia’ em suas manchetes.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta