Municípios

Açude que abastece Bonito de Santa Fé tem apenas 25% da capacidade

Com apenas 25% de sua capacidade, o açude Bartolomeu que abastece moradores da cidade de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, já dá sinal de que a água do manancial precisa ser usada de forma consciente para não colocar a cidade em risco de colapso caso haja mais um ano seguido de seca.

- PUBLICIDADE -

O reservatório, que comporta mais de 17 milhões de metros cúbicos de água, hoje está com pouco mais de 4 milhões. Recentemente o açude foi inspecionado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a orientação foi para os posseiros e moradores das áreas ribeirinhas parassem de tirar água para irrigação. Mesmo assim, o Radar Sertanejo foi informado de que muitos ainda insistem em usar á água para aguar plantações.

Na última visita àquele reservatório o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, lembrou que a atual situação dos reservatórios paraibanos, principalmente os localizados no Alto Sertão, se faz necessário combater as irrigações nesse momento de escassez hídrica.

Atualmente o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) está legalizando a posse das terras no açude Bartolomeu e depois que esse processo for concluído será feita a regularização do uso da água do açude através da liberação de outorgas.

Deixe uma resposta