Cultura

Diocese de Cajazeiras ganha quatro novos diáconos

A Diocese de Cajazeiras – PB viveu momentos de muita alegria e emoção durante a concelebração Eucarística de ordenação diaconal dos seminaristas Antonio Neto, Antônio Sérgio, José Wandemberg (Dede), Severino Elias, na segunda-feira, dia 12 de dezembro.

- PUBLICIDADE -

A concelebração aconteceu na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade  e contou com a presença de familiares, mais de 40 padres, diáconos e seminaristas, além de representantes de várias comunidades paroquiais da Diocese e outras Dioceses vizinhas estiveram presentes para acompanhar e saudar os novos neo-diáconos.

Os jovens seminaristas receberam o primeiro grau do Sacramento da ordem por imposição das mãos do Bispo Diocesano Dom José Gonzáles. O diaconado é a última etapa vivida pelo seminarista antes de se ordenar sacerdote.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1570, “Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal ('caráter') que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez "diácono", isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

Os novos diáconos irão exercer o ministério nas paróquias onde estão realizando seu estágio pastoral.

A comemoração se estendeu após a missa, terminando com um jantar oferecido a todos os presentes, no Seminário Nossa Senhora da Assunção.
 

Radar Sertanejo com assessoria

Deixe uma resposta