Cultura

Sociedade cajazeirense prestigia II Concerto de Músicas Eruditas Populares

O fato de Cajazeiras ser uma cidade que possui uma diversidade cultural significativa faz dela um dos centros de realizações de eventos nesta área.

- PUBLICIDADE -

A fim de encerrar o ano em grande estilo, a Secretária de Cidadania e Promoção Social, a SECULT (Secretária Municipal de Cultura), a Prefeitura Municipal e alguns empresários locais promoveram no último dia 29 de dezembro, às 20h30min, no teatro Íracles Pires o II Concerto de Músicas Eruditas Populares, apresentando a Orquestra de Câmara Rouxinol, que contou ainda com as participações da Orquestra de Violões da Secretária de Promoção Social de Cajazeiras e do Coral Municipal do Barro, do vizinho estado do Ceará.

O evento tinha como homenageados os maestros Esmerindo Cabrinha e Rivaldo Santana que, em vida através da dedicação à música, contribuíram para a evolução musical e cultural de Cajazeiras. Sob a regência do maestro Jocerlando Araújo de Souza, o concerto foi marcado por um repertório eclético, que apresentou nomes consagrados da música clássica como Vivaldi e Bach até artistas brasileiros e, principalmente nordestinos, como Pinxinguinha, Luiz Gonzaga e Othon Filho, demonstrando que é possível unificar o erudito e o popular.

Diante da presença considerável da sociedade, pode-se concluir que o gosto por este gênero musical não está restrito a uma minoria, basta apenas que se promova com maior frequência o encontro entre música de qualidade e população, elevando assim o nível cultural de nossa sociedade, a qual é bombardeada diariamente com o “lixo musical” imposto por algumas mídias.

Deixe uma resposta