Cultura

Jogos Indígenas 2018 serão abertos no dia 11 com a participação dos índios Tabajaras


Representantes das tribos Tabajaras, do Litoral Sul paraibano, estarão, pela primeira vez, participando dos Jogos Indígenas da Paraíba 2018, que serão abertos oficialmente na próxima quarta-feira (11) na aldeia Tracoeira, localizada no município da Baía da Traição, local onde acontecerá todo o evento durante quatro dias consecutivos. Cerca de 350 índios e índias de tribos das cidades de Marcação, Rio Tinto, além dos que fazem parte da sede, bem como os do município do Conde, que são os Tabajaras, participarão dos jogos.

- PUBLICIDADE -

“Pela primeira vez, os índios das tribos Tabajaras estarão integrados com os Potiguaras nos Jogos Indígenas, que são realizados desde 2012 pelo Governo do Estado. É uma grande festa do esporte, que sempre ocorre no mês alusivo ao dia do índio, que é o mês de abril e todos os anos é numa aldeia de um município diferente, fazendo com que haja um revezamento das sedes”, disse o secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco.

Os Jogos Indígenas da Paraíba terão as seguintes modalidades em disputa: canoagem, cabo de guerra, futebol, futsal, mini-maratona, corrida do toro, arco e flecha e arremesso de lança. “O interessante é que reúne modalidades oriundas dos povos indígenas, com outras convencionais esportivas”, frisou José Hugo, coordenador do evento.

Para Priscilla Gomes, secretária executiva de Juventude, a inserida dos índios Tabajaras no evento dará um brilho a mais. “Participamos de uma articulação junto à prefeitura do Conde para que os Tabajaras pudessem estar inseridos nesse grande evento. Será mais um grande diferencial nessa edição de 2018”, destacou.

Nordeste 1

Deixe uma resposta