SAÚDE

Pactuação entre Hospital Regional de Patos e FIP amplia assistência de saúde à população do Sertão

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e as Faculdades Integradas de Patos (FIP) deram o primeiro passo no sentido de promover uma pactuação entre as instituições, nessa quinta-feira (11), durante reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da FIP. A ação vai ampliar a assistência à população de Patos e região com a oferta de mais cirurgias e serviços ambulatoriais específicos.

- PUBLICIDADE -

A parceria entre as instituições vai possibilitar que usuários do SUS, regulados via Estado, possam usar os serviços do ambulatório da FIP em serviços especializados, desafogando o Hospital Regional. A pactuação vai permitir ainda o uso do bloco cirúrgico do Hospital Day, que pertence à FIP, para realização de cirurgias por meio do Programa Opera Paraíba, ampliando a oferta de procedimentos na região, inclusive os procedimentos cirúrgicos oncológicos.

“Estivemos reunidos hoje para dar andamento a esse projeto que vai viabilizar a ampliação de nossa parceria com a FIP, que hoje dispõe de um excelente centro hospitalar, tendo como foco a ampliação da assistência à população, que vai poder realizar atendimentos em serviços especiais e também terá o número de cirurgias ampliado, inclusive os procedimentos oncológicos”, afirmou o diretor-geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, que estava na reunião juntamente com o secretário executivo de Saúde da Rede Hospitalar da Paraíba, Patrick Almeida; e a superintendente de Regulação do Estado da Paraíba, Vivian Rezende. O reitor da FIP, João Leudson; e o coordenador do Curso de Medicina da FIP, Miguel Toledo, também participaram da reunião.

Para Miguel Toledo, a pactuação vai possibilitar também que os estudantes de Medicina da instituição possam dispor de um melhor cenário de formação, assim como contribuir para que a responsabilidade social da FIP seja também ampliada, não apenas no município de Patos, mas para todo o Sertão. “Com esse projeto de pactuação, vamos ampliar a assistência em saúde para a população, melhorando os acessos aos usuários do SUS a uma unidade hospitalar de excelência, com quadro de pessoal qualificado e estrutura diferenciada”, destaca.

Ainda não há uma data definida para disponibilização dos serviços desta parceria, mas já a partir da próxima semana começam os processos burocráticos de formalização da pactuação entre as instituições. Segundo o diretor geral do Hospital de Patos, há um interesse mútuo, tanto da parte do Governo do Estado, quanto da direção da FIP, de que esse processo seja realizado com celeridade para que a população já comece a usufruir dos serviços disponibilizados a partir deste convênio o mais breve possível. Ainda, segundo Francisco, em breve, a SES vai anunciar quais serão os serviços e as cirurgias a serem realizadas por meio desta pactuação.

Deixe uma resposta