EDITORA PACO

Sindicado dos Trabalhadores Rurais sedia lançamentos de dois livros a partir de histórias vividas na zona rural de São José de Piranhas e ABC paulista

Na tarde desta quinta-feira (14 de março), foram lançados dois livros em evento realizado do auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que retratam a história de agricultores dos municípios de São José de Piranhas, Monte Horebe e Bonito de Santa Fé, famílias que ao longo das últimas décadas lutaram para superar o drama da seca, a escassez de água ou tiveram que viajar para o ABC paulista em busca de melhores condições de vida.

- PUBLICIDADE -

O primeiro livro lançado, “Tecendo vidas e sonhos: História oral de agricultores (as) do Sertão Paraibano e trabalhadores (as) do ABC Paulista”, publicado em parceria com a Editora Paco, tendo a professora Marilda Menezes como uma das organizadoras. A obra contém a publicação de entrevistas de histórias de vida realizadas de 1980 a 1984, durante pesquisa que resultou na dissertação da autora. “Essas entrevistas estavam lá guardadas há cerca de quarenta anos. Nos últimos anos, eu comecei a relê-las e fui sentindo a riqueza do que representava a voz dos agricultores e dos migrantes do Sertão que foram para o ABC e a riqueza da análise que eles faziam sobre a vida, sobre as condições de vida no meio rural, sobre a questão da água, da seca, sobre a família”, relatou a autora. A maior parte da pesquisa foi feita com famílias de migrantes da zona rural de São José de Piranhas, mas também de Bonito de Santa Fé e Monte Horebe.

Já o segundo lançamento foi do livro “Lição das Cisternas”, de Edgar Malagodi. O professor Edgar contou que o livro é o resultado de anos de pesquisa prática e leituras sobre o tema. “Tentei sistematizar uma análise e ao mesmo tempo uma história completa do P1MC. É um livro didático não só em sentido que pode ser usado em sala de aula, mas também para o público que não tem conhecimento da cisterna e como é a vida do semiárido”, explicou o autor, cuja parte da pesquisa também foi feita em São José de Piranhas. Em sua fala, durante o lançamento, em uma conversa mediada pela sindicalista Gerlândia Morais, Edgar Malagodi disse que, no livro, quis “mostrar a mudança para um país que precisa de mudança”.

Confira fotos do lançamento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Lição das Cisternas”, de Edgar Malagodi, e “Tecendo Vidas e Sonhos”, organizado por Marilda Menezes, são os livros da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) recém-lançados em parceria com a Editora Paco. Ambos são professores aposentados da UEPB.

Presente ao lançamento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Damião Gomes, que destacou o seu pioneirismo no município na adoção de cisternas e o seu trabalho associado ao sindicalismo rural. Também estiveram presentes representantes de outras instituições ligadas à educação e universidades, ao setor rural, ao Projeto São Francisco e agricultores.

No programa de TV Radar Cidade, produzido pelo Radar Sertanejo, da próxima quarta-feira (20), serão exibidas entrevistas com os autores dos dois livros, contando um pouco de suas experiências vivenciadas durante suas pesquisas no município de São José de Piranhas e no ABC paulista.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo
*Imagens: Luzimária Lucena

Deixe uma resposta