EDUCAÇÃO

Por meio de parceria com o IBS, o município e São José de Piranhas, realiza o dia “D” da Educação Financeira

A Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas, fortalece ainda mais neste ano de 2024 a parceria com o Instituto Brasil Solidário IBS, que vem contribuindo significativamente com propostas para uma educação transformadora.

- PUBLICIDADE -

Dentro das propostas do Instituto Brasil Solidário, existe as ações do Projeto de Educação Financeira, que contempla a ação de realização do Dia “D” da Mobilização da Educação Financeira na escola.

Seguindo o calendário nacional do IBS, foi iniciado em São José de Piranhas no dia 01 de março, o dia “D” da Educação Financeira em algumas escolas municipais.

O dia escolhido como Dia D da Educação Financeira nas escolas participantes do projeto é a primeira sexta feira do mês. Neste dia, todas as escolas dos municípios parceiros são convidados a organizar e desenvolver ações e atividades que tenham como tema a Educação Financeira, com foco no uso dos jogos Piquenique e Bons Negócios.

O trabalho sobre Educação Financeira visa o desenvolvimento de competências/habilidades em Educação financeira de acordo com o que preceitua a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando aos estudantes conhecimentos fundamentais para a gestão eficaz de recursos financeiros pessoais, buscando promover a conscientização sobre a importância da educação financeira, capacitando os alunos para tomar decisões financeiras assertivas e responsáveis ao longo de suas vidas.

Nesse primeiro dia “D” da Educação Financeira foi trabalhado em algumas de nossas escolas sobre a importância do conhecimento em Educação Financeira no dia a dia para a tomada assertiva de decisões que afetam diretamente no bem estar e na qualidade de vida, desde a infância até a velhice. Em seguida a prática do jogo Piquenique, com a apresentação dos elementos do jogo com ênfase nas cartas produtos. Jogando os alunos também aprendem sobre as operações matemática de adição e subtração base 10 e a importância da preferência por alimentos saudáveis que contribui para economia do recurso financeiro, através do cuidado com a saúde, dentre outros temas.

A secretária de Educação, Fabiana Inácio, destaca que “muito além do que um dia para jogar os jogos, trata se de uma oportunidade de dialogar com os estudantes numa abordagem teórica e prática, levando os a refletir sobre a importância da tomada de decisões conscientes e assertivas, ensinando os sobre os atos de consumir e poupar de maneira ética, responsável e consciente”.

Deixe uma resposta