MONITORADOS PELA AESA

Açude da Cagepa, em São José de Piranhas, é o quarto a sangrar na Paraíba em 2024

O reservatório São José I, conhecido como Açude da Cagerpa, no município de São José de Piranhas, no Alto Sertão, começou a sangrar neste sábado (24), sendo o quarto açude do estado da Paraíba a atingir o limite da capacidade em 2024, conforme apurou o Radar Sertanejo, entre os 135 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

- PUBLICIDADE -

Dos açudes monitorados pelo órgão, 80 reservatórios estão em normalidade, 27 em sob observação e outros 24 em situação crítica. Além do açude que abastece São José de Piranhas, os outros que estão sangrando são: Poções e São José II, ambos na Região do Alto Curso do Rio Paraíba, em Monteiro, além de Vazante em Diamante, no Vale do Piancó.

A sangria do Açude da Cagepa ainda é pouca, mas a manifestação de alegria da população é muita, sinal que a cidade terá água suficiente para ser abastecida durante todo o ano de 2024, mesmo sabendo o município conta com segurança hídrica com a barragem de Boa Vista, construída pelo Projeto São Francisco.

Confira vídeo das redes sociais:

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta