Dados do Censo

IBGE: mais de 96% dos moradores de Sousa recebem água canalizada e 98% com acesso à rede de esgoto; município ficou à frente de Cajazeiras

Novos dados divulgados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram como é o acesso ao saneamento básico nos municípios brasileiros.

- PUBLICIDADE -

No município de Sousa, no sertão da Paraíba, os indicadores são bastante positivos. Cerca de 96,95% dos moradores têm acesso à água canalizada, enquanto 98,27% têm acesso à coleta de esgoto. Esses serviços são fornecidos pelo Departamento de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Sousa (DAESA).

Por outro lado, em Cajazeiras, os números são inferiores, com 95,72% dos moradores têm acesso à água canalizada, enquanto apenas 75,86% têm acesso à coleta de esgoto. A distribuição de água e os serviços de esgoto são de responsabilidade da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA).

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou que os números apresentados refletem o trabalho realizado pelo DAESA na garantia do acesso da população a serviços essenciais, como o abastecimento de água e o tratamento de esgotos.

Por sua vez, o superintendente do DAESA, Inojosa Primeiro Neto, reforçou o compromisso do órgão em assegurar que a população tenha acesso a esse recurso vital, a água. Ele ressaltou que o Departamento tem trabalhado incansavelmente para garantir que a oferta de água seja contínua para todos os habitantes de Sousa.

Deixe uma resposta