SAIBA MAIS ☄️🚀

Bola de fogo vista no céu da Paraíba é lixo espacial de foguete chinês

☄️ Moradores de várias cidades da Paraíba registraram imagens de uma bola de fogo que cruzou o céu na noite da sexta-feira (22). Além de curiosidade, o fenômeno também causou um susto em quem o presenciou. 🚀 O astrônomo amador da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, explicou que o que foi visto é lixo espacial de um foguete chinês, lançado em 2018, que reentrou na atmosfera da Terra.

- PUBLICIDADE -

“Todo lançamento orbital deixa detritos em órbita que podem reentrar de maneira descontrolada como esse foguete”, destacou.

⚠️ Conforme Zurita, o fenômeno não é visto com frequência, mas está se tornando cada vez mais comum. Isso por conta dos lançamentos de foguetes que crescem a cada ano.

Mesmo sendo baixos, o lixo espacial pode oferecer alguns riscos para as pessoas.

📲 Compartilhe pelo Whatsapp

“A maior parte do corpo do foguete é completamente vaporizado durante a passagem atmosférica. Mas cerca de 30% do material acaba resistindo e chega ao solo podendo atingir alguma residência ou até mesmo alguma pessoa. Os riscos são muito baixos, mas como a quantidade de material reentrando na atmosfera vêm aumentando nos últimos anos, isso pode passar a ser uma preocupação em pouco tempo”, reforçou.

A aparição durou alguns minutos e percorreu a faixa que envolve os estados de Goiás até o Rio Grande do Norte.

.

g1 PB

Deixe uma resposta