CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas realiza III Conferência Municipal de Educação

A III Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação foi realizada nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, na quadra da Emef Antônio Lacerda Neto, tendo como objetivo acompanhar o processo de monitoramento e avaliação das metas e estratégias do PME (Plano Municipal de Educação), considerando inclusive a validação das notas técnicas, apontadas no “Relatório de Monitoramento e Avaliação do PME”.

- PUBLICIDADE -

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação com total apoio da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, na pessoa do prefeito Bal Lins e o Conselho Municipal de Educação, observado o que dispõe a Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, a conferência tem caráter propositivo e deliberativo e visa avaliar a educação municipal propondo diretrizes para o aprimoramento do PME.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Mylano Araújo, os vereadores Silmara Bandeira e Eugênio Cavalcanti, que fizeram uso da palavra destacando a relevância da Conferência para garantia de melhor qualidade da educação do nosso município.

Na oportunidade, a primeira-dama do Município, Dra. Elizete Mendes, representou o prefeito e fez uso da palavra, justificando a ausência do gestor além de parabenizar a Secretaria de Educação e equipe pelo excelente trabalho realizado, considerou o momento importante para a participação de todos os segmentos, garantindo assim o aspecto democrático, que também é defendido pelo Gestor Municipal.

Confira mais fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na abertura do evento houve a apresentação de um musical de natal por alunos da Emef Antônio Lacerda Neto, que compõem o Projeto Geração de Sons, uma ação intersetorial da Secretaria Municipal de Educação de Secretaria de Desenvolvimento Social deste município, regido pelo Maestro Joéliton Martins e a Professora Lucivânio Oliveira.

A III Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME foi aberta a todos os setores/segmentos com a finalidade de aprimorar a qualidade da educação no município, garantindo a gestão democrática por meio da participação do Poder Público, segmentos educacionais, setores sociais, conselhos, entidades que atuam na área da educação, outros profissionais e munícipes interessados.

Falando sobre a Educação como uma das prioridades da pauta do atual governo, a Sra. Fabiana Alves Inácio, Secretária Municipal da Educação, ressaltou: “Planejar e avaliar de forma coletiva, democrática e participativa o Plano Municipal de Educação de São José de Piranhas é assegurar o compromisso de todos para com a qualidade social e excelência desde educação infantil até a educação básica, priorizando a educação como pilar de sustentação para o desenvolvimento com igualdade, equidade e qualidade de vida para uma comunidade”.

O evento contou com a participação, online, do Secretário de Educação do Estado da Paraíba, que ressaltou a importância do momento e apresentou o regime de colaboração já firmado com nosso município.

O estudo foi organizado em 04 GTs Temáticos: Educação Infantil; Educação Básica e inclusão, Educação de Jovens e Adultos (EJA)e Financiamento da Educação.

O objetivo da divisão dos TGs foi para analisar e discutir as ações já executadas e as previstas, sugerindo alterações para os próximos anos que possibilitem ao município o cumprimento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.

Durante a plenária, de modo geral, os grupos aprovaram o que foi apresentado. Houve algumas dúvidas que foram sanadas pela secretária de Educação, Fabiana Inácio, e demais membros da equipe técnica.

Após a III Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME, as sugestões e discussões acerca do Monitoramento e Avaliação do PME serão encaminhadas pela à Secretaria Municipal de Educação e, por esta, à Câmara Municipal de São José de Piranhas.

Deixe uma resposta