DESTAQUE

Uiraunense e Reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho é recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, teve um encontro com o Papa Francisco no Vaticano. O Magnífico Reitor participou de 20 a 21 de setembro do Encontro de Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, em Roma, na Itália.

- PUBLICIDADE -

O evento, promovido pela Red Universitaria para el Cuidado de la Casa Común (RUC), em parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), reuniu líderes acadêmicos de diversos países comprometidos com a causa da ecologia integral e a busca por um futuro mais sustentável, e se configura como uma oportunidade ímpar de partilhar conhecimentos em uma plataforma de diálogo de importância global.

O convite à Universidade Federal de Campina Grande, para participar deste encontro, destaca o reconhecimento das iniciativas e esforços institucionais em direção ao cuidado ambiental e à promoção do desenvolvimento sustentável”, considerou o reitor Antônio Fernandes Filho, afirmando que o evento ofereceu um ambiente propício para compartilhar experiências, perscrutar colaborações interinstitucionais e participar de discussões de alto relevo sobre os desafios atuais relacionados à crise ambiental, mudanças climáticas, justiça social e outros temas pertinentes.

Os representantes das universidades participantes estiveram reunidos em grupos para elaboração de uma proposta, de acordo acadêmico, que contemple possíveis soluções ou esforços conjuntos baseados no saber acadêmico-científico para enfrentamento dos desafios ambientais, sociais, econômicos e culturais de cada território. O documento foi apresentado, em audiência presencial, ao papa Francisco como um gesto de reconhecimento e diálogo da universidade como um ator imprescindível para a promoção de novos processos regionais para o cuidado com o planeta Terra e o desenvolvimento sustentável.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta