POLÍTICA

Deputado paraibano é escolhido para ser coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) foi escolhido para ser o coordenador da Paraíba da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do São Francisco, lançada na Câmara dos Deputados.

- PUBLICIDADE -

A Frente é presidida pelo deputado federal Paulo Guedes (PT-MG) e conta ainda com os socialistas Pedro Campos e Lucas Ramos, ambos do (PSB-PE). O colegiado vai atuar na unificação de forças para ações de revitalização e conservação da bacia do Rio São Francisco.

Para Gervásio Maia, é preciso uma força tarefa para salvar o Rio São Francisco. “O Rio São Francisco é uma das nossas maiores riquezas. É o rio da integração nacional, que gera energia e garante o sustento para as populações ribeirinhas. Sua importância ultrapassa o abastecimento de água. São mais de 14 milhões de habitantes de sua bacia, sendo o maior responsável pela prosperidade das áreas que abrange. É preciso que todos se unam em uma força tarefa para salvar o rio, que está morrendo”, ressaltou.

Rio São Francisco

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Ele passa por 5 estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas; e abrange 521 municípios. Tem aproximadamente 641 mil km² de extensão e ocupa 8% do território nacional. Contribui para o abastecimento de água nas regiões Nordeste e Sudeste. Representa desenvolvimento econômico, social, cultural das áreas que abrange. Possibilita com suas águas a fruticultura que abastece o mercado interno e externo, agricultura, pecuária, a produção, os cultivos que garantem a sobrevivência das comunidades ribeirinhas.

O rio ainda assegura o funcionamento de 6 usinas hidrelétricas existentes em seu curso.

Deixe uma resposta