CULTURA

Festival São João na Rede promove shows e homenagens aos mestres da cultura em Uiraúna

O 4º Festival São João na Rede chega, nesta sexta-feira (16), a Uiraúna, com shows de Geovane Jr., Mestre Marrom, Forró das Marias e Originais do Forró e Marcone Dedo de Ouro. O evento, da Associação Cultural Balaio Nordeste, passa por 12 cidades nesta temporada, com o patrocínio do Governo do Estado e parceria com as prefeituras municipais.

Geovane lançou o primeiro álbum ‘Tinguiling’ em 1989, com versões de várias músicas do repertório musical de forrozeiros, a exemplo de Antônio Barros e Cecéu e Trio Nordestino. As músicas do CD gravado inteiramente em pout-pourri tocaram nas emissoras de rádio e renderam ao artista o título de ‘Revelação do Ano de 1989’, no São João de Campina Grande.

- PUBLICIDADE -

O ponto alto da carreira do artista foi o lançamento do CD ‘Forrozão 2000’, que projetou o cantor nacionalmente.

O Mestre Marrom segue a linha dos forrozeiros raiz. Cantando e tocando triângulo, ele se destaca pela forma de interpretar as músicas e pela voz característica nesse ritmo, que lembra as festas juninas mais tradicionais. Sua presença de palco é outro fator que eleva a animação dos shows.

O ‘Caminhão do Forró’ chega a Uiraúna logo pela manhã, estacionando na Rua Sabino Correia, no Centro. O veículo é adaptado para se transformar em palco, equipado com som, iluminação e camarins para os artistas se prepararem para as apresentações.

Como tem ocorrido nas demais cidades da rota do festival, em Uiraúna serão prestadas homenagens aos mestres da cultura popular João Bosco Lopes (artistas plástico e artesão), Marconi Fernandes de Queiroga (sanfoneiro que também está no elenco de tocadores da noite) e Francisco Benevenuto Sobrinho (idealizador da quadrilha junina Beija-Flor).

Programação

16/6 – Uiraúna

19h – Abertura – apresentação do projeto, exibição de vídeo institucional e fala de autoridades

19h30 – Entrega de certificados a mestres e mestras da cultura: João Bosco Lopes (artista plástico/artesão); Marconi Fernandes de Queiroga (sanfoneiro ‘O dedo de ouro’); Francisco Benevenuto Sobrinho (idealizador da quadrilha junina Beija-Flor)

20h00 – Originais do Forró e Marcone Dedo de Ouro

21h30 – Forró das Marias

23h00 – Mestre Marrom

00h30 – Geovane JR

Deixe uma resposta