PARAÍBA

Doutora Paula solicita estudo para implantação da Procuradoria da Mulher na ALPB

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), um estudo de viabilidade para a implantação da Procuradoria da Mulher na estrutura da Casa Epitácio Pessoa.

- PUBLICIDADE -

“Consideramos que a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Assembleia Legislativa seja um avanço enorme no tocante ao fortalecimento do debate das políticas publicas voltada as mulheres, bem como haja consolidação quanto às desigualdades entre homens e mulheres assumindo assim um papel fundamental neste parlamento quanto ao seu desempenho seja no debate político, seja no acompanhamento e fiscalização da aplicação das politicas publicas implantadas ou a serem implementadas”, destacou a deputada.

Doutora Paula acrescentou que na atualidade existe uma discussão altamente relevante no tocante às desigualdades de espaços ocupados pelas mulheres, visando combater essa forte dominação é fundamental que possamos desnaturalizar e superar essa desigualdade avançando com o debate na sociedade sobre a ocupação desses espaços de lideranças.

“Neste sentido, é preciso desenvolver na sociedade uma discussão sobre a construção de uma sociedade justa e igualitária quanto ao espaço em que a mulher possa ocupar, pois é impossível estabelecer uma democracia onde as mulheres ainda são minorias nos parlamentos e nos cargos do executivo, legislativo e de lideranças”, observou a parlamentar.

Para Doutora Paula, é primordial que a evolução da igualdade entre homens e mulheres seja iniciada a partir da iniciativa do Estado por meio dos seus poderes em suas três esferas Executivo, Legislativo e Judiciário. Desde 2009, no âmbito da Câmara dos Deputados, a Procuradoria da Mulher discute, incentiva, acompanha e avalia as políticas voltadas para promoção da igualdade entre homens e mulheres ao nível do governo federal.

Procuradoria

Com forte atuação no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Procuradoria da Mulher recebe denúncias de violência, monitora as políticas, promove debates, cursos e, sobretudo, pauta e qualifica o debate de gênero na Câmara dos Deputados. Assembleias Legislativas em alguns estados já contam com Procuradorias, a exemplo da do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta