TIRE SUAS DÚVIDAS

Como abrir uma conta bancária com CNPJ?

Quem decide empreender já deve saber que é preciso lidar com algumas questões e tarefas obrigatórias. Abrir conta pj é uma dessas atividades essenciais para a gestão financeira, ainda que às vezes seja deixada pra depois.

- PUBLICIDADE -

Separar as finanças da empresa das contas pessoais é um passo importante em direção a organização das contas. Definitivamente, é isso que garante maior visibilidade das contas e a possibilidade de seguir o planejamento estratégico.

Afinal, controlar as despesas da empresa quando as contas estão misturadas com as dos sócios é muito mais difícil.

No entanto, muitas pessoas deixam essa questão de lado para priorizar outras atividades também importantes. E, isso acontece porque geralmente elas pensam que abrir conta pj é algo muito burocrático e demorado.

É compreensível que muita gente pense dessa forma, já que durante muito tempo a abertura de uma conta para pessoas jurídicas era mesmo demorada.

No entanto, hoje em dia existem diversas opções de contas que tem um processo muito mais rápido e com bem menos burocracia. É o caso dos bancos digitais, que possibilitam que você abra a conta da sua empresa sem ter que se deslocar até uma agência e tenha uma análise dos documentos muito mais ágil.

Se você está se perguntando como abrir uma conta jurídica para o seu negócio, neste texto vamos explicar o passo a passo para você fazer isso de forma rápida e tranquila.

Como abrir conta pj de forma simples?

O primeiro passo para abrir conta pj para sua empresa é escolher um banco que ofereça esse tipo de conta. Dessa forma, é preciso analisar e comparar entre as opções disponíveis qual é a que mais faz sentido para o seu negócio.

Entre os pontos a serem analisados, o processo de abertura de conta é um importante. Afinal, nesse passo é possível descartar aqueles que têm mais burocracia ou um prazo maior para abrir a conta.

Para facilitar na hora de tomar essa decisão e no processo, siga o passo a passo abaixo.

  1. Compare os serviços e facilidades oferecidos pelos bancos

Nesse passo é importante levar em consideração diversos fatores. A princípio você deve escolher se prefere um banco tradicional ou optar por bancos digitais. 

Assim, você pode avaliar as duas opções e comparar como funcionam os seguintes serviços:

  • Facilidade de usar o aplicativo do banco ou o internet banking
  • Como funciona o atendimento e se o banco tem agilidade no suporte
  • Se a conta oferece cartão de débito
  • Se é possível pedir um cartão de crédito pj
  • Outras opções de crédito e os limites e condições
  • Clubes de benefício ou outras vantagens
  1. Avalie as tarifas cobradas

Depois de saber todos os serviços oferecidos por cada conta, é hora de analisar quanto os bancos cobram por cada um deles. 

Nessa hora é importante levar em consideração que os bancos digitais provavelmente terão taxas mais baixas. Isso acontece justamente por não contarem com a estrutura física de agências bancárias e terem equipes mais reduzidas.

Para facilitar separamos algumas taxas que você deve ficar de olho:

  • Tarifa de manutenção da conta
  • Anuidade do cartão de crédito
  • Taxas de juros do cheque especial e do cartão
  • Tarifas por emissão de boleto
  • Tarifas por envio ou recebimento de transferências como PIX, DOC e TED
  1. Pesquise sobre o processo de abertura da conta

Para descobrir quão fácil e rápido é abrir conta pj é preciso avaliar o processo de cada um desses bancos. Nesse sentido, pesquise nos sites das instituições como funciona e quais documentos você precisará fornecer. 

Ao mesmo tempo, é importante também avaliar o tempo de análise dos documentos e quando a conta fica disponível para uso.

  1. Pesquise sobre a credibilidade e segurança do banco

Antes de tomar a decisão procure saber desde quando a instituição está em atividade e se é reconhecida pelo Banco Central. Também vale a pena analisar como o banco trata os dados dos clientes e se usa protocolos de segurança adequados.

  1. Analise o índice de satisfação dos clientes atuais

Uma forma fácil de saber se o banco irá atender as demandas do seu negócio com eficiência é pesquisar como os outros clientes dele se sentem.

Verifique em sites especializados e nas redes sociais como está a avaliação do banco no momento e se os problemas são resolvidos com agilidade.

  1. Decida abrir a conta pj no banco que faz sentido pro negócio

Com as informações levantadas nos passos anteriores você poderá analisar qual das opções atende melhor às demandas do seu negócio.

Para isso é importante ter em mente o que a sua empresa precisa do banco. Por exemplo, vamos imaginar uma companhia que a maior parte dos clientes prefere pagar via boleto bancário. Nesse caso é importante escolher uma conta que permita a emissão de boletos gratuitos ou com taxas muito mais baixas.

Ou ainda, se você tem um negócio físico, como uma loja, e quer oferecer o pagamento no cartão. Diante disso, é fundamental que o banco ofereça uma maquininha de cartão.

  1. Levante todos os documentos necessários

Após fazer a avaliação de todos os pontos e tomar a decisão é hora de abrir a conta pj da sua empresa. Para isso, você deve verificar quais são os documentos exigidos para análise.

Geralmente, os bancos solicitam que você envie:

  • Documentos pessoais dos sócios: 
    • CPF
    • RG (podendo ser CNH, RNH ou carteira de entidade de classe)
    • Comprovante de residência dos sócios
  • Documentos da empresa:
  • Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica;
  • Contrato social da empresa ou documento equivalente;
  • Comprovante de endereço empresarial;
  • Comprovante de faturamento;

Os documentos exigidos podem variar de banco para banco. Por isso, é fundamental certificar-se da lista de documentos do banco escolhido para abrir conta pj.

  1. Envie os documentos e aguarde a abertura

Com os documentos em mãos, é hora de enviar para a análise da instituição.

Se você optou por uma conta digital pj esse processo é muito simples. Basta escanear ou fotografar os dados e enviar pelo aplicativo do banco. Em alguns casos o processo pode ser feito via e-mail, internet banking ou site do banco.

Após o envio basta aguardar o período de análise, que assim que terminar a conta corrente da sua empresa estará disponível para uso.

Deixe uma resposta