EDUCAÇÃO

Segurança nas escolas é dever de casa para a gestão pública municipal de São José de Piranhas

Pensar em segurança nas escolas se torna um aspecto importante quando consideramos a existência de violência na sociedade em que vivemos. Essa preocupação se torna ainda mais latente quando observamos o envolvimento de alunos em cenas de violência fora da escola.

- PUBLICIDADE -

Partindo dessa premissa, a Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas, através da Secretária Fabiana Alves Inácio e da subsecretária Maria do Socorro Elisângela Leite da Silva, durante toda essa semana realizou uma agenda de reuniões na EMEIF Antônio Lacerda Neto, reagindo de forma rápida e precisa após surgimento de situações de violência envolvendo alunos da referida escola.

Inicialmente, realizou uma reunião com todos os profissionais de educação da escola no sentido de que todos pudessem compartilhar suas dificuldades e vivências, identificando causas de violência mais recorrentes dentro e fora do ambiente escolar.

Na oportunidade foram apresentados os profissionais da equipe multidisciplinar recentemente contratada pela Secretaria Municipal de Educação, a saber: psicólogo, Cícero Ribeiro Cândido; Assistente social, Cíntia Lima; professores de Letramento em Portuguesa e matemática, além de assistentes de professores de matemática parra o ensino regular.

Foram realizadas, igualmente, reunião de pais dos alunos dos turnos manhã e tarde, para se criar na escola uma rede de tolerância, de diálogo e de respeito, momento de esclarecimento sobre Fake News e ondas de inverdades sobre a Escola que foram criadas em torno de cenas de violência fora da escola que preocupam a todos, especialmente os pais dos escolares.

Nestas reuniões foram postas as ações que já estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, a exemplo do ofício encaminhado à Polícia Militar desta cidade, solicitando a ronda no entorno da escola nos horários de entrada, recreio e saída dos alunos da escola para que se garantisse segurança dos alunos da citada escola, no que foi prontamente atendida pelo Sargento Emanuel… Além disso, o sistema de câmeras de monitoramento nas instalações da escola e na parte externa escola foram devidamente reforçados .

Segundo a secretaria Fabiana, esta importante ação está contando com a valiosa contribuição do grupo BOPE, na pessoa do Sargento Sidney, que tem feito um trabalho educativo juntamente com sua equipe.

Para garantir o direito de aprendizagem dos alunos, especialmente no retorno presencial, foram contatos professores de Letramento em Portuguesa e Matemática, bem como professores auxiliares de matemática para alunos com baixo rendimento escolar. E concluiu nesta sexta-feira, 12 de agosto, destinando e entregando um laboratório de Robótica para a EMEIF Antonio Lacerda Neto, para melhoria da qualidade das aulas de ciências e matemática na escola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta