SAÚDE

Governador João Azevêdo autoriza UPA de Cajazeiras a atender crianças após interdição do HUJB

Após a interdição do setor de urgência e emergência pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, na última segunda-feira (9), o governador da Paraíba, João Azevêdo, autorizou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município realize o atendimento pediátrico que ficou prejudicado após a interdição no HU.

- PUBLICIDADE -

CRM da Paraíba realiza interdição ética da urgência pediátrica do HU de Cajazeiras
De acordo com o governo, ficou decidido que a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras deve garantir o atendimento para crianças também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os casos mais leves.

A UPA administrada pelo Estado deve atender os casos que precisem de suporte hospitalar emergencial. Já as ocorrências que demandem internação, devem continuar sendo encaminhadas para o Hospital Universitário.

A solução foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante reunião com o Conselho Regional de Medicina (CRM), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Hospital Universitário Júlio Bandeira.

Interdição
O setor de urgência e emergência pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, foi interditado na última segunda-feira (9) por fiscais do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). A fiscalização aconteceu depois que foi constatado déficit de médicos pediatras e falta de assistência médica continuada no local.

De acordo com Bruno Leandro de Souza, diretor de fiscalização do CRM, o setor deve funcionar “24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupção”. Mas isso, segundo ele, não estava acontecendo em vários momentos ao longo de uma semana.

“A assistência estava prejudicada. Não houve outra alternativa que não fosse a interdição ética”, disse.
Em nota, o HU de Cajazeiras explicou que tem mantido diálogo com autoridades dos municípios que compreendem a região polarizada por Cajazeiras, a fim de encontrar a melhor solução para os problemas que interferem no atendimento pediátrico na região. O hospital explicou que já realizou a convocação de quase mil pediatras apenas no último concurso, não tendo contudo obtido sucesso no preenchimento de todas as vagas.

Deixe uma resposta