Cidades

Aluno da Rede Municipal de São José de Piranhas vence concurso de desenho da CGU

ALUNO DA EMEIF. JOAQUIM PEREIRA LIMA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS É VENCEDOR NA CATEGORIA DESENHO DO 3º ANO NO 11º CONCURSO DE DESENHO E REDAÇÃO DA CGU.

Aluno JOSÉ RENNAN SANTOS ALVES e seu professor MANUEL GONÇALVES CARLOS NETO.

A Controladoria Geral da União (CGU) realizou a 11ª edição do Concurso de Desenho e Redação com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. A iniciativa visa despertar nos estudantes, de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio da reflexão e do debate sobre as temáticas nos ambientes educacionais na família e comunidade.

- PUBLICIDADE -

As informações contidas no site da CGU constam que o concurso de desenho e redação, é divido em 14 categorias. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorreram com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), participaram com trabalhos do tipo “Redação”, de 20 a 30 linhas. Puderam participar também na categoria “Escola-Cidadã”, as escolas que desenvolveram um plano de mobilização, contemplando estratégias e práticas pedagógicas para debate do tema no ambiente escolar e/ou comunidade.

O município de São José de Piranhas, através da Secretaria de Educação representada pela Secretária Fabiana Aves Inácio abraçou essa ideia e lançou o desafio às escolas de trabalhar temas como ética, cidadania e combate à corrupção e assim incentivar a participação de escolas e alunos no 11º concurso da CGU. A Secretaria de Educação contou também com o protagonismo da Dr. Gisely Sousa, Procuradora do Município, para o incentivo na participação das escolas no referido concurso.

ALUNO JOSÉ RENNAN SANTOS ALVES.

A edição deste ano mobilizou 818.317 estudantes, 27.665 professores, 4.049 escolas, em 1.192 municípios, o que resultou em 851.182 trabalhos produzidos em sala de aula. Mediante todos esses números, destaca-se na categoria desenho do 3º ano, com o seu trabalho escolhido entre os 3 melhores, o aluno JOSÉ RENNAN SANTOS ALVES e seu professor MANUEL GONÇALVES CARLOS NETO da EMEIF. Joaquim Pereira Lima, localizada no Sitio Cacaré, Zona Rural deste município.

O resultado deste concurso é para toda escola motivo de orgulho, tendo em vista que a missão da Escola é “Formar cidadãos críticos e participativos, conhecedores de seus direitos e deveres na construção de um mundo melhor”. Trabalhar o tema“Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, contribuiu significativamente para o cumprimento da missão e nos faz perceber que a semente foi plantada na mente e no coração de nossos alunos e comunidade em geral.

O trabalho foi planejado por toda equipe escolar, o qual foi definido um plano de mobilização e ação, contendo atividades distribuídas entre os professores de modo que pudesse envolver a comunidade escolar com o objetivo de estimular e incentivar a todos a desenvolverem e disseminar os valores morais e éticos que tornam o cidadão íntegro para uma convivência harmoniosa uns com os outros, buscando assim, uma mudança de hábitos para atuar na sociedade de forma positiva, promovendo assim, um convívio de paz, respeito, solidariedade e justiça.

EMEIF. Joaquim Pereira Lima.

A escola se alegra juntamente com o aluno e professor por esse resultado a nível nacional, ao tempo em que parabeniza a todos pelo empenho e dedicação.

O prefeito Chico Mendes e o gestor em exercício, Júnior Brasileiro, ligaram para a secretária de educação parabenizando os vencedores pela grande conquista.

Escrito por: Maria Elivauma de Oliveira Fernandes (coordenadora pedagógica da escola)

Deixe uma resposta