Destaque 2Política

Deputado Lindolfo Pires: o representante de Sousa na Assembleia Legislativa da Paraíba

Deputado Lindolfo Pires: o representante de Sousa na Assembleia Legislativa da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) empossou, nesta quarta-feira (24), o suplente de deputado Lindolfo Pires (Podemos). Ele é o segundo suplente da coligação A Força do Trabalho III, composta pelo PSB/PTB/PRB/PODEMOS/PDT/PCdoB e PRP, e substitui o ao deputado João Gonçalves, que assumiu o cargo de secretário de Articulação Política no Estado da Paraíba. A solenidade de posse foi conjunta, realizada no auditório da PBTur, com as participações do presidente da Casa Adriano Galdino e o governador João Azevedo, ambos do PSB.

- PUBLICIDADE -

Lindolfo Pires lembrou o tempo em que assumiu o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, no ano de 1995, e disse que hoje retorna a Casa de Epitácio Pessoa com o mesmo sentimento, mesmo já tendo tanta experiência. “Assumo com experiência a mais. Sabendo mais do que nunca que a gente ainda pode colaborar e pode ser útil para o nosso Estado. Quatro palavras neste momento me vem à tona para que a gente possa desempenhar o nosso mandato: alegria, coragem, determinação e gratidão”, disse o parlamentar.

O deputado Lindolfo Pires declarou que o Sertão e principalmente a região de Sousa precisavam de um representante e isso só foi possível por conta dos gestos de Hervázio Bezerra, João Gonçalves e sobretudo do governador João Azevêdo.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR DO DEPUTADO LINDOLFO PIRES

O deputado Lindolfo Pires Neto nasceu na cidade de Sousa em 1963. Formado em Engenharia Elétrica. Filho doprimeiro prefeito de Santa Cruz, o agropecuarista, Homero Pires de Sá, nomeado pelo então governador do Estado da Paraíba, Dr. Pedro Moreno Gondim, que administrou o novo município até 1º de janeiro de 1963 e da ex-suplente doex- senador Ney Suassuna, Maria de Fátima Pinto de Sá Pires (D. Fátima Pires) na eleição de 1998, ambos filiados ao PMDB.

O deputado Lindolfo Pires é neto do saudosoex-vice-governador da Paraíba, André de Paiva Gadelha (Zabilo Gadelha).Zabilo Gadelha foi eleito prefeito de Sousa pela UDN com 43,05% dos votos válidos para o quadriênio 1959-1962, vencendo Augusto Gonçalves de Abrantes do PTB, porém afastou-se do cargo no fim de 1960, para candidatar-se, vencer e assumir o cargo de vice-governador da Paraíba em 1961, ao lado de Pedro Moreno Gondim, eleito governador, derrotando Janduhy Carneiro, candidato do PSD, irmão de Ruy Carneiro, um dos nomes mais importantes do partido no cenário local.

O ex-vice-governador, Zabilo Gadelha era tio do ex-senador Marcondes Gadelha e do ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha ‘in memoriam”, ambos filhos de José de Paiva Gadelha, ex-deputado federal e ex-líder político da cidade de Sousa. O ex-deputado federal Leonardo Gadelha (filho de Marcondes) e o ex-vereador e professor de Direito, Lafayete Gadelha (filho de Salomão) são sobrinhos-netos de Zabilo. Zabilo Gadelha era avô do ex-prefeito de Sousa, André Avelino de Paiva Gadelha Neto.

Lindolfo Pires foi eleito pela primeira vez pelo PMDB em 1994 pela Coligação PMDB, PSD, PRP, PSC, PPS, PP, PSDB E PPR obtendo 15.187 (1,47% dos votos válidos). No pleito de 1998 é eleito pelo PMDBcom uma votação de 18.345 (1,43% dos votos válidos). Na eleição de 2002 disputou pelo PMDB na Coligação formadas pelas seguintes agremiações partidárias PSDC, PPB, PHS e PMDB obteve uma expressiva votação, ouse, 20.071 votos (1,16%) mas ficou na suplência. Volta a disputar uma cadeira de deputado estadual em 2006 pelo PFL obtendo uma grande votação de 27.118 votos ( 1,38%). Quase trinta mil votos.

Lindolfo Pires foi novamente eleito pelo DEM no pleito de 2010com 34.935 votos (1,75%). Na eleição de 2014 volta a disputar pelo DEM na Coligação formada pelos seguintes partidos PRTB, PDT, PSB, PRP e DEM uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa tendo sido eleito com 33.717 votos (1,68%). Na última eleição mais uma vez disputou ummandato de deputado estadual pela Coligação formada pelos partidos PSB, Podemos, PRP, PC do B, PRB, PDT e PTB obtendo 26.071 votos (1,27%). Ficando na suplência. Lindolfo ocupou o cargo de Secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. O deputado Lindolfo Pires tem o DNA político no sangue por parte do avô e dos pais.

Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado, graduado em Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a LaureateInternationalUniversities

Deixe uma resposta