CidadesDestaque 1

Transposição precisa bombear água um ano inteiro para encher barragens de Morros e Boa Vista

- PUBLICIDADE -

Apesar das sucessivas promessas de conclusão das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), ainda está muito longe das águas do Velho Chico chegarem até a Paraíba, pela cidade de São José de Piranhas.

De acordo com as novas previsões, a expectativa é que finalmente a água comece a entrar no estado paraibano em 2020. Mas, para quem visitou as obras na última Caravana das Águas discorda dessa promessa.

Segundo informou nesta sexta-feira (29), o entusiasta João Costa, em entrevista à Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, quando for acionada, a estação elevatória de bombeamento só terá capacidade de bombear cerca de 1 milhão de metros cúbico de água por dia. Como a capacidade hídrica das barragens de Morros e Boa Vista chega próximo de 350 milhões de m³ d’água, então será necessário o prazo de pelo menos um ano para o canal encher os dois reservatórios que ficam no município de São José de Piranhas. Depois disso, a água deverá seguir para a barragem de Caiçara e Engenheiro Ávidos no município de Cajazeiras.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta