Paraíba tem 74 cursos com conceito 4, mas nenhum com nota máxima

Por:
Cursos da UFPB estão entre os que obtiveram conceito quatro no CPC — Foto: Gabriel Costa/G1

Cursos da UFPB estão entre os que obtiveram conceito quatro no CPC — Foto: Gabriel Costa/G1

A Paraíba tem 74 cursos superiores com nota quatro no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são referentes a 2017 e não incluem todas as graduações ofertadas no estado.

De acordo com o MEC, assim como todos os indicadores de Qualidade da Educação Superior que são calculados pelo Inep, o CPC é definido em faixas que seguem uma escala crescente de 1 a 5, sendo esse o maior conceito. Ao todo, foram avaliados 164 cursos na Paraíba, no entanto, nenhum ficou na maior ou menor faixa.

Dos cursos com nota quatro no estado, 90,5% são ofertados por instituições públicas, sendo essas a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os demais que obtiveram esse conceito fazem parte da grade de instituições privadas.

Outros 84 cursos, em instituições públicas e privadas, alcançaram conceito 3. Já três obtiveram nota 2, sendo esses o bacharelado em física da UFPB, a licenciatura em química do IFPB e o bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), todos nos campus de João Pessoa. Três cursos não receberam um conceito.

Segundo o MEC, o CPC é formado por oito componentes, que são agrupados em quatro dimensões com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para o cálculo, é preciso que o curso tenha no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade.

G1 PB

Notícias relacionadas:

Policial
Policial
Cidades