CidadesDestaque 1

Rádio comunicação digital da Segurança Pública passa a funcionar na região de Itaporanga

Benefício abrange municípios do Vale do Piancó.

Policiais militares, civis e bombeiros militares da 17ª Área Integrada de Segurança Pública, que abrange municípios do Vale do Piancó, passaram nesta quinta-feira (22) por uma instrução sobre o funcionamento do novo sistema de rádio comunicação digital adquirido pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), e que já está em funcionamento na região. O treinamento aconteceu no auditório da 17ª Gerência Regional de Educação da cidade de Itaporanga e foi ministrado pelo major BM Anderson Gomes e pelo soldado BM Ruelson Augusto, ambos da Gerência de Tecnologia da Informação da Sesds. Com o sistema da Motorola Solutions, que representa um investimento de R$ 33 milhões, as forças da Segurança da Paraíba passam a estar interligadas do litoral ao sertão, por meio do sistema Tetra, utilizado em países da União Europeia, com uso de mensagens criptografadas, que se restringem aos agentes de segurança pública.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o major Anderson, a região do Vale do Piancó recebeu duas antenas, uma em Itapotanga e a outra em Piancó, que passam a se comunicar com outros equipamentos instalados na Paraíba. “Ao todo são 47 sites (antenas) que servem à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário e Departamento Esradual de Trânsito, entre outros órgãos. Estamos na fase final de implantação e o resultado já está sendo a otimização do atendimento e o tempo de resposta às ocorrências”, afirmou o major.

O novo sistema de radiocomunicação da Segurança Pública da Paraíba inclui 47 sítios de repetição (antenas) que levam sinal claro e com alta disponibilidade para os usuários da segurança Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Conta ainda com instalação de seis rádios bases novas modelo MTS1, para dar cobertura em areas de sombra, com 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, e capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

Expansão da rede – No dia 21 de agosto deste ano, o titular da Seds, Claúdio Lima, assinou contrato com a Motorola Solutions para expansão da rede, com acréscimo de funcionalidades como o LTE (4G) tático, integrado ao Sistema Tetra, que proporciona a transmissão de dados multimídia pelos órgãos de Segurança Pública.

“Saímos da comunicação analógica para a digital, com o maior investimento em Segurança Pública nesta gestão, adquirindo uma comunicação segura e confiável. Com mais esse contrato, que integra aplicativos, a comunicação dos órgãos operativos da área na Paraíba passa a ser um dos mais modernos do mundo, com uma tecnologia avançada e utilizada na Europa, por exemplo”, reafirmou, acrescentando que a tecnologia digital permite o desenvolvimento de diversas aplicações como a utilização do GPS, que fornece a localização exata de cada terminal, seja ele de viatura ou rádio

Deixe uma resposta