Destaque 1Paraíba

Governo do Estado recebe 50 veículos para atender a extensão rural paraibana

Governo do Estado firma convênio e recebe veículos para atender a extensão rural paraibana

Uma frota de 50 novos veículos está sendo incorporada ao patrimônio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater PB) para melhor atender aos agricultores familiares. A entrega dos carros, resultado de convênio firmado com o governo federal, por meio do convênio com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), aconteceu na tarde dessa quinta-feira, dia 22, em solenidade em frente ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa.

- PUBLICIDADE -

A ação integra o I Simpósio Internacional da Agricultura Familiar, durante a 1ª Feira Internacional de Economia Criativa, realizado pela Sead, que acontece na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa, até este sábado (24). Trata-se de um dos eventos mais importantes sobre economia do país, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com participação de agricultores familiares, técnicos, acadêmicos e representantes do governo federal que discutem e aprendem sobre as inovações e demandas da agricultura familiar e compartilharem experiências.

Os veículos, adquiridos por meio do convênio 839153/2016-Sead/Emater-PB, destinam-se, inicialmente, aos escritórios da empresa que atendem aos Projetos de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e o Dom Helder Câmara. O presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, informou que igual número de veículos velhos que vêm sendo utilizados pelos escritórios contemplados será devolvido ao setor de transportes da empresa.

Os veículos foram entregues pelo secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Governo federal, Jefferson Coriteac, e pelo presidente da GU, Nivaldo Magalhães, aos coordenadores dos escritórios regionais da Emater durante a Feira Internacional de Economia Criativa, que reúne agricultores familiares em cinco salões: Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema. No local, serão realizados workshops, oficinas, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros.

Projetos – O Procase, fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficia atualmente 56 municípios do semiárido paraibano, e busca o fortalecimento da agricultura familiar. Com isso, tem contribuído consideravelmente com o desenvolvimento rural sustentável, e permitindo a redução da pobreza no meio rural.

Com o mesmo objetivo, o Projeto Dom Helder Câmara tem realizado ações de combate à pobreza e apoiando o desenvolvimento rural sustentável no semiárido paraibano. Com vigência de três anos, o projeto atenderá quase três mil familiares agricultoras de baixa renda em 53 municípios.

Deixe uma resposta