CidadesDestaque 1

Escola municipal de São José de Piranhas é selecionada para participar de dois programas de bolsas da CAPES/UFCG

Escola Rede Municipal de São José de Piranhas é selecionada para participar de dois programas de bolsas da CAPES/UFCG.

A coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), professora Rosinângela Cavalcanti da Silva, juntamente com o coordenador do Residência Pedagógica, professor Luís Paulo de Lacerda Cavalcanti, ambos da UFCG, fizeram uma visita à EMEIF Antônio Lacerda Neto no dia 10 do corrente mês e ano.

- PUBLICIDADE -

Na visita, foram apresentados os alunos bolsistas dos citados programas, e em seguida explicitaram o objetivo dos programas de fomento à formação de professores da educação básica ,considerando que esses programas já consolidados na UFGC, exercem um papel fundamental na formação dos futuros professores que desenvolverão seus projetos nas escolas selecionadas.

Recém-lançado, o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão, informou o Prof. Luiz Paulo, deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

VEJA GALERIA COM MAIS FOTOS

Além da equipe gestora da EMEIF Antonio Lacerda Neto, que acolheu a todos com muita satisfação, ainda estiveram presentes no encontro os professores de matemática Ednângela Cavalcanti da Silva Ferreira, supervisora do PIBID e Kedma Vieira de França, preceptora do Residência Pedagógica, bem como os supervisores do Pibid de escolas da rede estadual de ensino desta cidade e da cidade de Cajazeiras, Ronivon Alves e Everaldo Dias de Almeida, respectivamente.

A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Inácio, acolheu a todoscom alegria e em seu pronunciamento deixou claro que sua investidura nesses programas dá-se porque acredita que trarão melhoria da prática nas escolas, a partir do desenvolvimento de atividades diferenciadas, inovadoras e motivadoras nas aulas de matemática das escolas públicas, além da contribuição para a prática do futuro professor e para a formação continuada dos professores em exercício. Finalizou afirmando que a Secretaria de Educação não medirá esforços para que os programas apresentem resultados satisfatórios na melhoria do desempenho dos estudantes de matemática.

Por: Socorro Holanda

Deixe uma resposta