CidadesDestaque 2

Dr. Oscar alerta que para ter UTI Neonatal em Cajazeiras precisa que o aeródromo funcione

Dr. Oscar Sobral, médico ginecologista e obstetra, com Especialização em Administração Hospitalar.

O conceituado médico, Dr. Oscar Sobral, afirmou durante entrevista, nesta sexta-feira (12), que para ser instalada uma UTI Neonatal na cidade de Cajazeiras é necessário que o aeroporto esteja funcionando. Ele ressaltou que os médicos especializados nesta área ainda são poucos e talvez não passem de 50 neonatologistas na Paraíba toda.

- PUBLICIDADE -

Perguntado se existe algum neonatologista na Região Metropolitana de Cajazeiras ou de Sousa, ele afirmou que esse profissional é muito raro ainda e precisa trazer de outros centros maiores, a exemplo de João Pessoa.

“O neonatologista é altamente especializado e esse tipo de médico é difícil puxar ele para o interior, primeiro porque a remuneração dele é alta nos grandes centros. Depois, para trazê-lo para Cajazeiras precisaria que o aeroporto estivesse funcionando para facilitar o trajeto, inclusive nos fins de semana”, explicou o médico.

Ele adiantou que para colocar um plantão neonatal custaria, em média, aproximadamente R$ 150 mil por mês, além dos outros profissionais da junta médica.

Dr. Oscar citou como exemplo a Região Metropolitana do Cariri cearense, Crato, Juazeiro e Barbalha, onde a UTI Neonatal, ou (unidade de terapia intensiva neonatal, também conhecida como berçário de terapia intensiva) só passou a funcionar adequadamente depois do aeroporto.

Entrevista ao programa Panorama Notícia.

A entrevista do médico Oscar Sobral foi concedida ao programa Panorama Notícia, da Rádio Jatobá FM, nesta sexta-feira, apresentado pelo comunicador social, Dida Gonçalves.

O Panorama Notícia vai ao ar nas terças, quintas e sextas, de 11h00 às 12h00, na Jatobá FM.

Oque é UTI neonatal?

A UTI Neonatal é um ambiente do hospital preparado para receber bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta