Destaque 2Paraíba

Assembleia realiza sessão especial em homenagem ao dia internacional de combate ao câncer

Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional de Combate ao Câncer.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (26), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional de Combate ao Câncer. Proposta pelo deputado Bruno Cunha Lima, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, a Sessão contou ainda com a presença dos deputados estaduais Janduhy Carneiro, Tovar Correia Lima e Jutay Menezes.

- PUBLICIDADE -

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 26 paraibanos descobrem todos os dias que têm a doença. Ainda de acordo com o Inca, a previsão é que 9.430 novos casos sejam descobertos em 2018 no estado. “Essa Sessão tem como principal objetivo disseminar informação sobre a doença, já que as pessoas precisam entender a complexidade do que é o câncer”, afirmou o deputado Bruno Cunha Lima.

Na Sessão, ainda foi apresentado o projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer na Paraíba. “Esse projeto foi trabalhado durante quase três anos na Assembleia Legislativa, com a criação de um grupo especial de trabalho: sociedade civil, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia”, explicou Bruno Cunha Lima, lembrando que também foi criada a Ouvidoria da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

Na Sessão, ainda foi apresentado o projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer na Paraíba.

O presidente do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Helder Macedo, destacou a importância do Estatuto da Pessoa com Câncer na Paraíba. “Vejo como um avanço. Pensar no paciente oncológico é pensar na necessidade que cada um deles tem além do texto constitucional, que já garante alguns direitos. Acredito que esse documento vai trazer conquistas que ainda estão desconhecidas de grande parte do público”, disse.

Participaram ainda da Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer o presidente da Concessionária de Energia Elétrica da Paraíba (Energisa), André Theobald; Diogo Flávio Lira, representante da Prefeitura Municipal de Campina Grande; a secretária de Saúde do município de Campina Grande, Luzia Pinto; Fernando Carvalho, representante da Fundação Napoleão Laureano; e George Guedes Pereira, diretor-presidente do Hospital São Vicente de Paula.

ALPB

Deixe uma resposta