Destaque 1

Grupo do IFPB é premiado em competição internacional de Robótica

Todo o processo da competição foi feito remotamente, visto que o robô é controlado pela internet, via Wifi (Foto: Reprodução).

Equipes de Robótica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participaram da Tercer Mercury Robotic Challenge Latinoamérica (Terceiro Desafio Mercury de Robótica da América Latina), evento realizado de 2 a 7 de abril, em Medellín e Bogotá, na Colômbia.

- PUBLICIDADE -

Do Campus Cajazeiras, a equipe participante foi o Grupo de Pesquisa em Controle, Automação e Robótica (GPcar), composta pelos alunos de Automação Industrial Natanael Queiroz e Gerberson Félix, e o professor Raphaell Maciel. Já a equipe Tatu-Guarani representou o Campus João Pessoa, com os estudantes de Engenharia Elétrica Luiz Torres e Manassés Mikael, e o professor Robério Paredes.

A equipe da capital paraibana conquistou a segunda colocação no Desafio, que reuniu 40 equipes dos Estados Unidos, Brasil, Guatemala, México e Colômbia. “Esta foi, sem dúvida, a competição de maior nível de dificuldade que já participamos. Independentemente do resultado, foi um momento muito importante para nossa instituição que vem se destacando e alcançando prêmios internacionais. Em 2015, por exemplo, a GPCar ficou em segundo lugar na versão americana da Mercury; em 2016, a Tatu-Guarani foi campeã nos Estados Unidos e, em 2017, a equipe ficou em sexto lugar também no país”, frisou Robério.

“É difícil e ao mesmo tempo divertido estudar Robótica. Nosso protótipo foi desenvolvido extraclasse, como uma das atividades do grupo GPCAR”, disse Natanael, de Cajazeiras. Eles levaram cerca de três meses para desenvolver o protótipo que tinha como missão, na competição, fazer um percurso pré-estabelecido e determinadas atividades. Todo o processo da competição foi feito remotamente, visto que o robô é controlado pela internet, via Wifi. Por isso a competição aconteceu em duas cidades: Gerberson ficou em Bogotá dando suporte ao trajeto feito pelo robô e Natanael fez o comando de Medellín.

Para Natanael Oliveira a experiência foi “única tanto no campo profissional como no pessoal. Profissionalmente aprendi muito com a troca de experiência e conhecimento com os alunos dos Estados Unidos, México, Guatemala e os colegas brasileiros. É sempre importante essa troca de saber porque voltamos para o campus com o conhecimento atualizado. E no lado pessoal também foi bem valiosa a experiência, as pessoas são muito acolhedoras na Colômbia e deu para aprender bastante da língua”, disse.

O Mercury Robotic Challenge é uma competição internacional que ocorre anualmente desafiando seus competidores a projetar um robô que é controlado via internet, por meio de uma câmera localizada nele, percorrendo uma pista e executando algumas tarefas durante sua trajetória, a distância entre o robô e o motorista deve ter no mínimo 80 quilômetros. Este concurso foi desenvolvido em Stillwater Oklahoma – EUA, coordenado pela Universidade do Estado de Oklahoma – OSU, com a participação de universidades dos Estados Unidos, México, Brasil, Colômbia e Guatemala, que foi a equipe campeã.

Click PB

Deixe uma resposta