Paraíba

Ações da Emater apresentadas em stand na Expapi atrai estudantes e agricultores

Instalado para mostrar as ações que o Governo do Estado vem realizado em favor da agropecuária e do fortalecimento da agricultura familiar, o stand da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), na Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais de Campina Grande (Expapi), desde sua abertura no domingo passado, vem atraindo visitantes e, sobretudo, alunos de escolas da rede pública de ensino, universidades agrícolas e produtores de diversos municípios.

- PUBLICIDADE -

No stand da Emater os visitantes encontram uma diversidade de ações e trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas rurais em todos os municípios paraibanos, que estão contribuindo para alavancar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Eles conhecem as frutas, verduras, derivados de pequenos animais como queijo, manteiga, além de bolo de diversos tipos e também artesanato, além de flores, polpa de frutas, doces e artesanatos.

Também ali se encontram expostas as tecnologias desenvolvidas pela Emepa que estão contribuindo para melhorar a qualidade da agropecuária paraibana. Foi montado um ambiente onde as pessoas conhecem o trabalho de pesquisa voltado para a apicultura.

Num ambiente tecnológico e pedagógico, são apresentadas as tecnologias de convivência com o semiárido, onde há o trabalho hidropônico com milho produzido de forma orgânica, usando três tipos de substratos: palha de arroz, bagaço de cana e casca de coco. Também tem o sistema de aquaponia que consiste na produção integrada de peixe e hortaliças. Assim, num tanque o produtor cria peixes com a água em circulação, utilizada para a produção de verduras. A produção de silagem, cultivo de palma forrageira, sorgo e outras culturas estão chamando a atenção dos visitantes.

Na manhã desta sexta-feira (26), o presidente da GU Nivaldo Magalhães, diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, e o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo, o coordenador regional Sales Junior e extensionistas estiveram no stand da GU para despachos administrativos e atendimentos aos agricultores que ali se dirijam.

Visitantes – Durante a semana aconteceram visitas de estudantes, como foi o caso de integrantes do Curso de Engenharia Agronômica da UFCG – Campus de Pombal que ouviram explanação sobre os trabalhos da Emater.
Crianças das Escolas Gustavo Adolfo, bairro Catolé Campina Grande e da Estadual Elpídio de Almeida, da Escola Municipal Lindolfo Montenegro, entre outras, levaram grupos de alunos para conhecer o parque de exposição e também estiveram no stand da Gestão Unificada.

Entre os visitantes estavam agricultores que vieram acompanhados de técnicos da Emater, procedentes de várias regiões do Estado, a exemplo dos municípios de Olivedos, de Santa Cecília, Cubati e de Aroeiras, de quase toda a região de Campina Grande, entre outros passaram pelo local.

Toda a organização do stand, representando uma casa de fazenda, ficou a cargo da Coordenadoria Regional da Emater em Campina Grande, montada com acompanhamento do coordenador Sales Junior e com participação de toda a equipe de técnicos local. Coordenadores da Emater também visitaram a exposição e o stand da Emater, como foram os casos das Regionais de Sousa / Pombal / Catolé do Rocha e Cajazeiras.

Deixe uma resposta