Paraíba

Governo promove expansão de culturas do caju e maracujá em município do Alto Sertão

caju 2Agricultores familiares do município de Picuí, integrantes do Projeto Ecoprodutivo, receberam, na manhã desta segunda-feira (7), 4.500 mudas de maracujá. A ação faz parte da proposta do Governo do Estado de expandir a fruticultura com foco na geração de posto de trabalho e renda na agricultura familiar.

- PUBLICIDADE -

Os agricultores contemplados foram Maria de Fátima da Silva, Pedro José Bernardino Cruz, José Adriano Rocha de Medeiros, Luan Silva Costa, Adilson Praieiro da Silva, Ivanilda Santos da Silva e  Lucivaldo Estrela da Costa, todos moradores da comunidade Mato Grosso dos Paulinos, onde  está instalado o Projeto Ecoprodutivo, que beneficia 156 pessoas, com ações como piscicultura, fruticultura, caprinocultura , produção de hortaliças, dentre outras atividades.

Entusiasmada com o Ecoprodutivo, a presidente da associação, Ivanilda Amparo, disse estar muito feliz com os avanços das ações do projeto, que está garantido trabalho e renda para os associados. “Estamos confiantes e apostando nesse projeto porque contamos com o apoio do Governo, por meio da Emepa e da Emater, que estão garantindo uma assistência técnica continuada”, enfatizou.

Ela explicou que o entusiasmo dos agricultores em relação ao projeto reside nas atividades executadas no dia a dia, além de outros incentivos, como cursos de capacitação profissionalizantes como os que já ocorreram nas áreas de turismo rural e gestão social.  O empreendimento já conta com a instalação de internet, telefonia rural, duas bibliotecas e um cinema rural.   Em breve será implantada feira da agricultura familiar, abastecida com produtos trabalhados na comunidade.

Caju – A expansão da cultura do caju começa pelo município de Bernardino Batista, no Alto Sertão, onde devem ser contemplados 50 agricultores com 10 mil mudas de  caju precoce, variedade CCP- 76, produzidas pela Empresa Estadual de Pesquisa  Agropecuária (Emepa), integrante da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater).

A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Emepa-GU e a Prefeitura Municipal de Bernardino Batista e vai beneficiar inicialmente 200 famílias agricultoras das comunidades do Alto da Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egídio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre.

Deixe uma resposta