Política

CMSJP aprova reajuste para professores, mas sindicato reclama de baixa carga horária

s1

- PUBLICIDADE -

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de São José de Piranhas aprovou, por unanimidade, mensagem do Poder Executivo que concede reajuste salarial de 7,64% aos servidores do Magistério Público da Rede Municipal de Ensino, em 2017. Na mensagem encaminhada à Câmara, o reajuste é retroativo ao dia 1º de janeiro.

A reunião contou com a presença de muitos professores que foram acompanhar de perto a votação. Durante discursos, os vereadores usaram a tribuna para proferir palavras de apoio à categoria, já que alguns parlamentares também são professores, a exemplo de Celso Gonçalves e Eugênio Cavalcanti.

O presidente da câmara, Judivan de Lima, não pode comparecer à sessão, mas justificou sua ausência. A reunião foi presidida pelo vice-presidente, Mylano Araújo.

w20170130_201445

Acompanhado dos professores, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de São José de Piranhas (Sinsesp), Itamar Tavares, confirmou ao Portal Radar Sertanejo que a categoria ficou satisfeita com o aumento.

Insatisfação

Porém, Itamar revelou que a categoria do magistério reclama da baixa carga horária de 25 horas semanais, que está inferior ao que determina a Lei Federal. Ele disse que os profissionais exigem que a Prefeitura pague com base nas 30 horas, como já ocorre nos outros municípios vizinhos citados por ele, como São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé, Carrapateira e Cachoeira dos Índios.

Segundo o presidente do Sinsesp, por conta do Plano vigente em São José de Piranhas um professor trabalha o equivalente a 48 dias por ano, gratuito, para a Prefeitura por não ter um Plano relacionado a 30 horas.

Ele disse ainda que o sindicato entrou com uma ação judicial, em 2016, requerendo que o Município implante as 30 horas, cujo resultado deverá sair nos próximos 60 dias. Mesmo assim, Itamar ressaltou que os professores queria que essa iniciativa de pagar as 30 horas semanais parta do prefeito Chico Mendes, por ter sido uma promessa de campanha dele.

Veja vídeo abaixo:

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta