Cidades

Curso de queima controlada é realizado pela CHESF em São José de Piranhas

Agricultores do município de São José de Piranhas que possuem propriedades na faixa da linha de transmissão 230 KV Milagres/Coremas C2 estão recebendo treinamento sobre o uso do fogo como ferramenta de trabalho no “Curso de Queima Controlada”, promovido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF.

- PUBLICIDADE -

Os ensinamentos são repassados pela funcionária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Ana Virgínia, que foi convidada pela Ecossis Soluções Ambientais, responsável pelo treinamento.

Durante 20 horas, os participantes recebem aulas teóricas e práticas sobre técnicas de manejo do fogo, no sentido de reduzir o impacto ambiental e evitar os riscos de iniciar um incêndio florestal. Para isso, eles receberam kits de ferramentas apropriadas. “O agricultor que fazia sua queimada utilizando facho, a partir de hoje, já tem o equipamento apropriado, que é o pinga-fogo e outros dispositivos para que ele controle o fogo com maior segurança”, destacou Virgínia em entrevista ao site Radar Sertanejo.

O curso tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, que se encarregou de procurar os agricultores nas comunidades e oferecer a estrutura logística para a capacitação. O presidente, Damião Gomes, destacou a importância da parceria com o Ibama e com a Chesf na realização do curso.

Assista a entrevista

Além de São José de Piranhas outros seis municípios, entre eles Mauriti e Barro, no Ceará, Monte Horebe e Coremas, na Paraíba, também recebem ou receberão o curso.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta