Paraíba

TRE-PB deve convocar 50 mil mesários para trabalhar nas eleições municipais

mesárioA Justiça Eleitoral começa a convocar  na semana que vem os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano. De acordo com o calendário eleitoral, o início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras e pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos começa no dia 13 de junho e se estende até o dia três de agosto.

- PUBLICIDADE -

Na Paraíba, segundo informações do técnico judiciário Anderson Nunes,  da Seção de Orientação e Apoio  às Zonas Eleitorais, a expectativa é que sejam uma média de 50 mil mesários para trabalhar nas 10 seções eleitoral da Paraíba. “Só em João Pessoa, maior colégio da eleitoral da Paraíba, deve ser chamadas cerca de 7.500 pessoas para as 1526 seções”.

“Alguns cartórios eleitorais, antecipando o que determina o calendário, começaram a convocar os mesários. A maioria deve concluir o trabalho até o final de julho”, revela  Anderson.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba criou uma comissão multidisciplinar para realizar o treinamento dos 77 chefes de cartórios de toda a Paraíba. Estes ficarão responsáveis de instruir os mesários de como devem proceder nas eleições municipais de outubro.

As pessoas que desobedecerem ao chamamento da Justiça Eleitoral podem ser multadas em R$ 35,14 podendo esse valor ser multiplicado em até 10 vezes  de acordo com critério do juiz eleitoral.

Os convocados para trabalhar no pleito, além da comunicação no Diário Oficial, podem ser avisados através  de carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais e por e-mail.

O mesário convocado pela Justiça Eleitoral ou voluntário terá como vantagens dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário; requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem à promoção de cargo; pode ser adicionado como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.

Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba criou uma comissão multidisciplinar para realizar o treinamento dos 77 chefes de cartórios de toda a Paraíba. Estes ficarão responsáveis de instruir os mesários de como devem proceder nas eleições municipais de outubro.

Com Click PB

Deixe uma resposta