BrasilDestaque 2

Ministro de Dilma oferece almoço em Brasília aos nove governadores do Nordeste

Jacques WagnerO ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, oferece almoço nesta terça-feira (8) aos nove governadores dos estados do Nordeste no Palácio do Planalto para discutir o zika vírus e a “pauta política” do país, informou a assessoria da pasta.

- PUBLICIDADE -

A reunião entre eles ocorre uma semana após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolher pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e um dia após sair na imprensa conteúdo de uma carta do vice-presidente da República Michel Temer à petista na qual diz que ela não confia nele nem no PMDB, partido do qual ele é presidente.

Segundo a assessoria da Casa Civil, confirmaram presença no almoço os governadores Rui Costa (PT-BA), Renan Filho (PMDB-AL), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Flávio Dino (PC do B-MA), Camilo Santana (PT-CE), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Robinson Faria (PSD-RN) e Jackson Barreto (PMDB-SE).

Jaques Wagner é um dos principais conselheiros políticos da presidente Dilma e comanda um grupo interministerial que, segundo ele, acompanha “cotidianamente” os desdobramentos do processo de impeachment e define estratégias para barrar o processo e manter a presidente no cargo.

Mais cedo, ele escreveu no microblog Twitter que Dilma vai lutar “até o fim” para defender seu mandato e afirmou que, após convívio “intenso” com a petista, percebeu que ela tem “imensa capacidade de enfrentar dificuldades”.

Em meio às ações do governo para tentar barrar o impeachment, a presidente Dilma receberá em seu gabinete por volta das 17h governadores contrários ao processo aberto por Eduardo Cunha.

Zika vírus
A reunião entre o ministro e os governadores ocorre também em meio a um surto de microcefalia no Nordeste. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.

Em razão das diversas crianças que nasceram com a doença, o governo federal criou uma força-tarefa integrada por 17 ministérios para tentar conter o avanço dos casos.

Nesta segunda, durante discurso na Conferência Nacional de Assistência Social, Dilma disse que a população é “essencial” na luta contra o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que é apontado como o causador do surto de microcefalia registrado em vários estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco.

“Então, peço a vocês que participem da conscientização das pessoas porque não é possível deixar água parada porque aumenta a contaminação”, disse a presidente.

G1

Deixe uma resposta