BrasilDestaque 2

Homem morre em queda de avião no interior do Ceará

Um avião monomotor de pequeno porte caiu na Serra de São Daniel, localizada no limite entre os municípios de Uruburetama e Itapipoca (Litoral Oeste), por volta das seis horas de ontem. A aeronave experimental era conduzida pelo empresário Carlos Alberto Mendes Vasconcelos, conhecido como Chitãozinho, que morreu carbonizado no desastre. Ele era o único ocupante do avião. O corpo foi levado para exame de DNA na Perícia Forense do Ceará (Pefoce), segundo

- PUBLICIDADE -

O POVO apurou. Parentes da vítima estiveram na sede da Pefoce, em Fortaleza, durante a tarde de ontem.

Carlos era proprietário da Comercial Vasconcelos – empresa de locação de máquinas pesadas localizada no Conjunto Ceará, na Capital.

O relato dos moradores de Itapipoca é que a aeronave seguia em baixa velocidade quando colidiu em uma palmeira e se chocou com uma pedra ao cair, explodindo em seguida. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) auxiliou no resgate do corpo com um helicóptero. Policiais militares também estiveram no local.

De acordo com o major Marcus Costa, relações públicas da Ciopaer, esse tipo de aeronave não precisa voar em rotas registradas. O piloto pode apenas decolar de um município para outro informando ao Comando da Aeronáutica que estará sobrevoando determinada área. Como a prática é do chamado “voo visual”, em menores altitudes, os pilotos têm somente de permanecer em áreas com um mínimo de visibilidade para desviar de obstáculos e evitar outras aeronaves.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão geralmente responsável por apurações envolvendo aviões e similares, informou ao O POVO não averiguar ocorrências de aeronaves experimentais. A investigação para determinar as causas do acidente, explicou o major Marcus Costa, deverá ser conduzida por departamento especializado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O POVO não conseguiu contatar a Anac ontem.

Modelo
O modelo da aeronave experimental é o P2002 Sierra Deluxe, da fabricante Construzioni Aeronautiche Tecnam S.R.L., e possuía um motor. No local do acidente foram encontrados destroços com as inscrições “Chitãozinho” e “Sierra 2002”.

O Povo

Deixe uma resposta