Paraíba

2015 será de seca no Sertão e RC terá desafios e cobranças

2015Questionamentos e incertezas sobre o futuro fazem parte de reflexões que costumam sempre vir à tona às vésperas da chegada de um novo ano. Pensando nisso, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou estudiosos e pessoas que dizem ter o dom da vidência para dar palpites a respeito de assuntos diversos, como a situação das chuvas no Sertão, a política e o esporte no Estado em 2015.

- PUBLICIDADE -

Um dos escolhidos foi o tarólogo Miguel Trindade, que presta atendimentos em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. Mesa arrumada, incenso aceso, imagens místicas espalhadas pelo ambiente: tudo preparado para a consulta. Antes de falar sobre o próximo ano, contudo, ele faz questão de enfatizar as diferenças entre a tarologia – sua área de atuação – e a cartomancia.

Segundo o profissional, a cartomancia nada mais é do que a interpretação das cartas do baralho comum para prever o futuro, baseada em habilidades geralmente passadas por meio de laços familiares. Em contrapartida, a tarologia, como ele explica, envolve estudos de diferentes tipos de tarô, com leituras aprofundadas e interpretações cuidadosas dos 78 arcanos – cada uma das cartas do jogo, que representam o oculto e o desconhecido.

Ponto esclarecido, porém outras dúvidas no papel. Quem convive com a seca, característica de certas cidades do interior paraibano, vive se perguntando se é possível acreditar nas chances de algum dia haver água em abundância nestas localidades. Para o tarólogo, entretanto, 2015 será um ano que não trará respostas positivas. “A temperatura tende a aumentar e o Sertão terá muita escassez de chuva. Consequentemente, a seca será pior do que nos anos anteriores, pois a captação de água será complicada e teremos dificuldades com os recursos hídricos”, afirmou.

Já em relação à política, Trindade revela que os primeiros 12 meses do segundo mandato de Ricardo Coutinho como governador da Paraíba serão bons, mas cheios de desafios. “Ele estará com uma visão mais ampla de como governar e de quais são as necessidades reais do Estado. Vejo mudanças positivas, porém ele será muito mais cobrado pelas pessoas que estão ao redor dele, sobretudo pelos paraibanos”, comentou, destacando ainda conflitos que poderão acontecer.

“Vai ser um ano em que a vaidade política estará mais sobressaída e, por isso, serão feitos laços políticos que irão criar desafetos e quebras de alianças. Não será um período fácil para Ricardo, mas ele vai ter todas as possibilidades de mostrar que é um político de garra, com foco e visão do futuro. Só precisa ter ambição para mostrar que veio trabalhar e escolher as alianças certas”, acrescentou.

Em meio a escândalos e instabilidades, Dilma Rousseff aparece como figura que desperta ainda mais interesse das pessoas em 2015. Tendo enfrentado uma disputa acirrada ao cargo de presidente, acompanhado prisões de julgados por corrupção e tentado reverter o cenário de apreensão na economia, não é de se estranhar que as expectativas sobre seu governo sejam crescentes. De acordo com Miguel Trindade, o início do segundo mandato de Dilma será bastante turbulento.

“Ela já começa 2015 com dificuldades para organizar o governo e vai ter que fazer isso para realmente governar de vez. Ela vai fazer diversas mudanças em determinados setores para ajustar aquilo que ela deseja e aquilo que o brasileiro está exigindo. Também será um ano difícil para as finanças, como nos investimentos na saúde e nos transportes. Mas não vejo aquilo que aconteceu em 2013, do povo ir às ruas e se manifestar, apesar de ver em locais sintetizados, nacionalmente falando, pequenas solicitações de grupos”, mencionou.

“A bem-aventurança, como podemos dizer, vai se dar a partir do segundo semestre mesmo. O primeiro será de muitos obstáculos na administração. Não haverá novos grandes escândalos nessa etapa, como o da Petrobras. Este, que veio à tona anteriormente, vai permanecer por um bom tempo”, completou.

PARAIBANO
Conforme mãe Marinalva de Ogum, em 2015, as competições do Campeonato Paraibano acontecerão sem aborrecimentos nem polêmicas e terão sua missão cumprida: a de levar alegria aos fanáticos pelo esporte no Estado. “Vai ser um campeonato ótimo, sem conflitos. E vejo que o vencedor estará mais para o lado de Campina Grande”, opinou.

Se em 2014 o jogador Hulk foi sensação da Copa e levou o nome da Paraíba para o mundo, em 2015 será a vez de outros esportistas paraibanos se consagrarem como personagens importantes para o país. (Phillipe Xavier)

Número 8 vai reger o ano de 2015

Arquimedes, Isaac Newton, Leonhard Euler e Carl Gauss. Todos eles, em suas respectivas épocas, se dedicaram à matemática e foram responsáveis por inúmeros avanços da sociedade. O que muitos não sabem, todavia, é que a mesma matemática, sinônimo de progresso em épocas passadas, continua transformando e definindo em pleno século XXI. E não estamos falando das Ciências Exatas, essenciais na rotina de qualquer pessoa, mas sim da numerologia.

Famosa por suas análises, a numeróloga Aparecida Liberato é uma das principais profissionais que se dedicam à pseudociência no Brasil. Segundo ela, em entrevista por e-mail, o número que irá reger o ano de 2015 é o 8, que tem como palavras-chave ‘obter’ e ‘conquistar’, fazendo com que assuntos ligados ao desenvolvimento pessoal e espiritual sejam menos valorizados.

“A vibração 8 é uma forte energia que estimula a autoconfiança e a determinação, influenciando, assim, as pessoas para que lutem a fim de alcançar seus objetivos. Individualmente, em 2015, pessoas se destacam por suas competências ou proezas nos esportes, na ciência, em lideranças, e todos nós estaremos almejando por mais progresso, mais realizações profissionais, mais prosperidade material”, expôs, lembrando que, para a concretização dos objetivos, planejamento é imprescindível.

Aparecida aponta que a cor relacionada ao número 8 e ao próximo ano é a marrom. “Marrom é a cor da madeira, da terra e do solo, que é o lugar que nos traz segurança. Por isso, marrom evoca estabilidade, realismo e resistência. Representa a racionalidade, a atitude competente baseada em regras e na disciplina. Daí o aspecto de confiabilidade e responsabilidade. Por isso, é reconfortante”, salientou.

De acordo com ela, marrom é, além disso, uma cor que ajuda a canalizar pensamentos e energias.

“Algumas pessoas se sentem reprimidas quando usam essa cor, com medo. Exatamente por ser uma cor fechada, densa, canalizadora. Essas pessoas podem usar o tom mais claro do marrom, o bege. Marrom é uma cor elegante que dá a sensação de qualidade e bom gosto. Em todas as ocasiões em que você precise enfrentar desafios neste ano, usar a cor marrom pode trazer sensações de segurança e força pessoal”, afirmou. (Phillipe Xavier)

Jornal da Paraíba